A Escola Municipal Terra Prometida, localizada em Aparecida de Goiânia, ganhou o terceiro lugar no Prêmio Educador Transformador. Eles foram premiados pelo seu projeto chamado “Meliponário na Escola: Protegendo as Polinizadoras e o Meio Ambiente”. Este prêmio é uma parceria entre o Sebrae, Instituto Signficare e Bett Brasil, que busca divulgar projetos educacionais inovadores de todo o país. Mais de 3,5 mil projetos foram inscritos.
A Terra Prometida se destacou entre escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Eles competiram na categoria destinada ao Ensino Fundamental com o seu projeto sobre abelhas e o meio ambiente. A escola mostrou um trabalho incrível e venceu em todas as etapas: estadual, regional e nacional.
A unidade de ensino conquistou a 3º posição na etapa nacional do prêmio. “Nosso trabalho reúne aspectos pedagógico e social. Além de ser um projeto empreendedor, ele contribui com a conscientização das pessoas quanto à importância das abelhas na manutenção da vida no nosso planeta”, comentou a diretora da instituição escolar, Leomara Aquino.
Para a professora Wanessa Ranielle Rodrigues Trajano Costa, idealizadora do projeto, a premiação é um reconhecimento que abre portas para que a escola amplie a mensagem sobre a importância da proteção das abelhas sem ferrão no Brasil.
“Descobrimos numa área que seria integrada à escola havia um ninho de abelhas jataí. Conversamos com o pessoal da obra e de forma segura levamos as crianças para conhecer o local. Todas ficaram encantadas e daí surgiu o projeto”, explica.
Desafios
Wanessa afirmou que aos poucos foi quebrando paradigmas dos alunos que tinham medo, que acreditavam que todas as abelhas são perigosas e começaram um processo de conscientização.
“Nossas crianças, 450 ao todo, já estão se conscientizando da importância desse projeto por meio dos processos de aprendizagem, com a vivência do meliponário dentro da escola, e o prêmio vai nos ajudar a levar mais longe nossa mensagem para que as abelhas tenham proteção. Tratamos de vários temas com as crianças, desde a importância para o meio ambiente até a sustentabilidade econômica”, explicou.
Duas escolas municipais de Aparecida de Goiânia se destacaram na etapa estadual dos projetos inscritos em Goiás. A Escola Municipal Joana Angélica Rissaris Paganin, localizada no setor Santa Luzia, conquistou a terceira posição na categoria Educação Infantil com o seu projeto intitulado “Colo com Leitura: a importância da família no mundo encantado dos livros”.