Sagres em OFF
Rubens Salomão

Mendanha deixa MDB e diz que “estará à disposição para ser candidato a governador”

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, confirmou a saída do MDB durante transmissão realizada na noite desta terça-feira (28), pelas redes sociais. O prefeito retoma críticas ao processo de consulta a diretórios e comissões provisórias, liderado pelo presidente do partido, Daniel Vilela, que resultou em aprovação, por maioria, da adesão ao governo de Ronaldo Caiado (DEM) e aliança para a disputa da eleição estadual de 2022.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Segundo Mendanha, o processo não conversou com todos os emedebistas no estado. “O Daniel é um amigo e seu que neste momento talvez vai existir um afastamento. Eu espero que possa passar esse período e que em breve nós possamos estar juntos novamente”, disse. Apesar de evitar críticas diretas a Daniel Vilela, Gustavo aponta que continuar no MDB seria “trair aquilo que sempre defendi”. “Não consegui ir ao encontro de quem eu combati”.

O prefeito de Aparecida confirma a possibilidade de efetivar candidatura ao governo estadual, em oposição a Caiado e Daniel. “Pretendo conversar com todo mundo para que nós possamos, pelo bem do estado de Goiás, construir um projeto. E o que você vai ser? Bom, eu quero ser um soldado. Se lá no futuro, as forças políticas que nós estivermos unindo definirem pelo meu nome, meu nome estará à disposição do povo goiano para ser candidato a governador”.

Carta

O ofício para desfiliação de Mendanha ocorre por meio de carta endereçada a Tarcísio Francisco dos Santos, presidente do partido em Aparecida de Goiânia. No texto, o prefeito escreve: “Não posso me calar e aceitar que o MDB seja cúmplice do governo mais autoritário da história de Goiás no século 21”.

Futuro

Mendanha adianta conversas com possível aliados para o grupo de oposição em 2022, mas pretende utilizar o tempo que tem, até o início de abril, para definir a nova filiação. Até agora, tem diálogos avançados com Republicanos, PL, Podemos e PSC.

Possibilidades

O deputado federal e presidente regional do Podemos, José Nelto, afirma à coluna que ainda não há qualquer definição sobre troca no comando partido, depois de reunião na última semana entre Gustavo Mendanha e a presidente nacional da sigla, Renata Abreu. “Conversar todo mundo pode, mas não sei de qualquer mudança”, afirma.

Cenário

Diante da aliança executado por Ronaldo Caiado com o MDB, sem a consulta a aliados, José Nelto não garante que disputará a reeleição em chapa aliada ao Palácio das Esmeraldas. O deputado prefere, assim como outros governistas, aguardar a evolução do cenário até a janela partidária e observa a formação de chapas da oposição, em torno de Mendanha.

(Foto: Marcos Kennedy)

Ética e honra

Em processo de digestão, alguns dias depois da confirmação de que não será vice de Caiado em 2022, o atual vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania) homenageou o ex-prefeito Nion Albernaz e citou “ética e honra”. Em postagem, o ex-deputado estadual publicou vídeo com declaração do ex-prefeito de Goiânia, falecido em 2017: “O meu compromisso de servir ao próximo, seja na vida pessoal ou profissional, sempre foi marcado pela ética e honra.”

Reação

Na legenda, Lincoln declarou: “Nesse mês, completam quatro anos do falecimento do ex-prefeito Nion Albernaz. Um grande gestor e trabalhador por Goiânia, um exemplo de político e de compromisso com seus eleitores, cujo legado é inesquecível para todos nós.

Provocação

Empresário fiel em ao presidente Jair Bolsonaro, Luciano Hang divulgou um vídeo nas redes sociais em que aparece algemado e afirma que irá entregar uma chave a cada senador da CPI da Covid para que possam prendê-lo se não aceitarem suas respostas no depoimento.

Agenda

O empresário deve falar à CPI nesta quarta-feira (29). O depoimento foi aprovado pelos senadores na semana passada e é muito aguardado pela oposição à gestão de Jair Bolsonaro.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.