(Foto: Sagres On/ Vinicius Tondolo)

Jovens de Mente Aberta aprendem e ensinam na Sagres. Esta é uma produção dos jovens aprendizes atendidos pelo Programa de Aprendizagem da Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração – RENAPSI, em parceria com o Sistema Sagres de Comunicação.

Participam desta primeira edição do PodCast os jovens: Cindy Lisiani, Hugo Ferreira, Lúcio Steffano, Maria Eduarda, Valber Luan e William Wallace. Com participação especial de Ludmilla Fernandes, psicóloga Clínica Organizacional e supervisora no RH.

O tema retratado na primeira edição do “MENTE ABERTA de hoje é: “Os desafios de um jovem que sai do ensino médio até entrar no mercado de trabalho”.

O primeiro bloco foi sobre a realidade que o jovem se encontra durante e depois do ensino médio, retratando o incentivo da empresa na vida de um jovem aprendiz e a influencia da família na escolha da profissão, com a participação da professora de ensino médio Ana Rebouças.

Ao ingressar no ensino médio, o jovem não planeja o que vem a frente. Eles saem do ensino fundamental pensando somente no Enem, querendo somente entrar no ensino médio. Ao terminar o ensino médio, a maioria se sente satisfeito, sem pensar na faculdade.

Com a evolução dos mercados e do avanço da economia, a competição no mercado de trabalho aumentou e os jovens puderam tomar conhecimento de outras áreas para iniciar suas carreiras. Entretanto, muitos fatores influenciam na escolha de uma profissão, principalmente a família. Alguns destes jovens são obrigados a seguir a profissão que os pais gostariam que seguissem. Mas há uma maior chance de conquistar a satisfação profissional quando escolhemos por nós mesmos. Afinal, podemos até percorrer um caminho para agradar a uma terceira pessoa, mas de uma maneira ou de outra a vida sempre nos conduz para o que nós realmente queremos. Por isso, se você é pai, converse e aconselhe, apenas. Se você é filho, pense e decida por si mesmo!”

O maior desafio encontrados pelos jovens em sua formação é a qualidade da educação. São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso são as crianças que se encontram no 6º ano do ensino fundamental e não dominam habilidade de ler e escrever. E além disso a maioria dos jovens não estão interessados em estudar, desprezando a educação.

E por fim, vamos trazer soluções para entrar com o pé direito no mercado de trabalho e, para quem já está, aperfeiçoá-lo e listas as novas profissões a procura de profissionais.

Confira a edição na íntegra:

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/664730114&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}