O pensamento positivo faz bem ao coração. Comprovadamente, o estado emocional pode influenciar e afetar a nossa alimentação, a disposição e o bom funcionamento do corpo. Cada um é reflexo daquilo que sente.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior #124, o psicólogo Flávio Clímaco esclarece que para uma mente e corpo sãos, ambos não podem ser tratados de forma separada.

“O que você sente e pensa interfere no que você faz e não tem como separar. A nossa cultura valoriza muito a mente, o pensamento. Quem é mais inteligente, quem tira notas boas na escola, quem tem bons projetos, ideia, é bem valorizado, e até mais bem remunerado. Só que a gente vai esquecendo do nosso corpo nesse processo, muitas vezes esquecendo também os nossos sentimentos”, afirma.

Segundo Flávio Clímaco, uma sobrecarga de pensamentos e atividade mental em excesso, sem pausas ou momentos para relaxar e tranquilidade, podem trazer consequências ao organismo.

“Dor de cabeça constante, dor nas costas, são sintomas mais leves, até uma somatização um pouco mais grave como uma doença ou alergia, um estresse cada vez mais comum”, enumera.

Saiba mais na entrevista com o psicólogo Flávio Clímaco a seguir