Não se pode negar que os games vieram pra ficar e que os jovens estão cada vez mais envolvidos com os jogos. Dados da Newzoo apontam que a indústria global de games movimentou cerca de 175,8 bilhões de dólares em 2021. Para 2023, a previsão é que este mercado movimente em média de 200 bilhões de dólares. Ainda de acordo com a Newzoo, só os jogos para celulares movimentaram mais de 90 bilhões de dólares no ano passado.
Menos afetados pela crise financeira provocada pela pandemia de Covid-19, os jogos para computador e console continuam em alta. Para o especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto, os games afetam positivamente o mercado brasileiro.
“Além de movimentar a cadeia de entretenimento como um todo, os jogos eletrônicos e o e-sport têm criado como uma nova concepção de atualidade, a modernidade”, opinou Ongaratto. Para o especialista, anos atrás não se pensava ser possível o crescimento desse mercado. “O jovem está inserido ali dentro de um segmento, num setor específico”, comentou.
O aumento de investimento nessa área cresceu tanto nos últimos anos que a multinacional de tecnologia norte-americana Amazon comprou a Twitch, plataforma de streaming de jogos, por 1 bilhão de dólares.
Na visão do especialista em economia, os investimentos no mercado de games também estão aumentando no Brasil, principalmente quando se trata de jogos on-line.
“Se eu tenho grandes empresas investindo em plataformas para se comunicar com os jovens ou participar dessa economia, que não estavam antes, isso pode ser uma estratégia que estava por trás, seja de aproximação, conhecimento ou até mesmo para entender o comportamento desse consumidor” explicou, Ongaratto.