O atacante Lionel Messi, há muito tempo, brilha dentro de campo. São inúmeros títulos com a seleção argentina e pelos clubes, oito vezes eleito o melhor jogador, mas não é só com dribles e gols que o argentino faz história e conquista fãs.

Desde 2010, o camisa 10 é embaixador do Unicef. Durante a pandemia de Covid-19, fez doação de 1 milhão de euros para o tratamento de pessoas com a doença em seu país. Ainda na área da saúde, Messi é um dos doadores na construção de um dos centros de atendimento e pesquisa do Hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona. A instituição é referência em toda a Europa no atendimento e tratamento de câncer infantil.  

Em 2024, o jogador do Inter Miami abraça a causa da sustentabilidade. Em conjunto com a instituição Join the Planet, foi lançada a chuteira totalmente produzida a partir de redes de pesca, cordas e tampas plásticas.

O projeto combina arte, tecnologia e sustentabilidade. Parte do dinheiro arrecadado com a venda da chuteira será revertida para financiar projetos de conservação ambiental. O preço gira na casa de US$ 358 – cerca de R$ 2000,00.

[COP À COP]

– SITE OFICIAL. Nesta semana, a organização da COP 29 lançou o site oficial do evento que será realizado em novembro, no Azerbaijão. O país do leste europeu acelera os passos para receber 192 países e garantir a transição energética limpa do planeta.

– PLANO ANGOLANO. O continente africano é um dos espaços vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas e à perda da natureza, mesmo tendo baixa responsabilidade nas emissões globais de CO2. O Climate Policy Initiative estima que a África vai necessitar de 2,8 bilhões de dólares, entre 2020-2030, para cumprir o Acordo de Paris. A Angola aprovou, em fevereiro de 2024, um estatuto para fomentar políticas de investimentos na preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

– CRISE AMBIENTAL ALAGOAS. O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) lançou, nessa quinta-feira (2), um chamado público para lideranças comunitárias, coletivos e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em colaborar com a reparação de danos morais coletivos em Maceió, em função do afundamento de cinco bairros da capital alagoana. O objetivo é criar um banco com informações sobre possíveis parceiros para a implementação do programa de reparação, batizado de Nosso Chão, Nossa História. A inscrição está aberta.

– ODS NA ÁFRICA. O Novo Jornal de Angola é o 400º membro do Global SDG Media Compact, uma iniciativa global que reforça a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, através dos meios de comunicação. No ato de formalização da parceria, em Luanda, estiveram o diretor do Novo Jornal de Angola, Armindo Laureano, e o chefe de comunicação em Angola do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, Atul Kumar. O Sistema Sagres é membro do Pacto Global desde 2020.