O estudante de direito e escritor Lucas Pires lançou o livro Metafísica dos clichês, uma obra em que retrata momentos marcantes de vida, e a importância de seguir os caminhos do seu coração. Em entrevista ao Sagres em Tom Maior (30), o autor falou um pouco sobre essa experiência mesmo sendo tão jovem ainda.

Lucas explica que a inspiração veio, ao ler muito cedo jornais para sua avó, e que as decisões a serem tomadas foram seguidas de seu coração

“Quando a gente tem contato muito cedo, e alguém nos incentiva a ler, a gente acaba se despertando muito cedo para literatura e para as escolhas ne? E a minha avó sempre foi muito incentivadora, ela não sabia ler muito bem, e eu lia para ela, até que um dia eu pegava os jornais dela e lia por conta própria, ai me apaixonei pela escrita, pelas palavras”, explica o autor.

Os pensamentos e aprendizados do discente escritor, que saiu de Goiás para cursar direito em Brasília estão todos em seu livro, ele ainda explicou o nome dado a sua obra.

“Metafísica dos clichês é justamente para provar que existe verdade por trás desses clichês, e a problemática tratada no livro é justamente é uma coisa da minha infância, uma coisa que eu vivi e convivi muito tempo, e queria mostrar para o mundo que existe caminhos através do seu coração e que te fazem superar isso.”

O autor ainda falou dos desafios dos jovens periféricos em relação à educação pública, desestrutura familiar e a falta de assistência às minorias.

Confira a entrevista na íntegra a seguir no STM #131

Talita Souza é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com a IPHAC e a Faculdade Fasam Sul-Americana sob a supervisão do jornalista Tandara Reis.