O final de semana de Natal será chuvoso em praticamente todas as regiões de Goiás, seguindo a tendência dos últimos dias no estado. Em Goiânia, de acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim, um corredor de umidade proveniente da região amazônica e que se estende até o Sudeste brasileiro é o responsável pelo aumento das chuvas no Centro-Oeste.

“Esse corredor combinado com o calor, forma essas áreas de instabilidade, que consequentemente trazem chuvas em diferente volumes. Tivemos na região sudoeste de Goiânia 110 milímetros em praticamente um dia. Isso corresponde a 40% da climatologia, então é muita chuva em pouco tempo”, afirma.

Para esta quarta-feira (23), um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previu volume de chuva de até 100 milímetros na região metropolitana, principalmente até às 11 horas da manhã, horário em que choveu forte na capital, situação que pode se repetir nos próximos dias. Hoje (23), o alerta já foi estendido para a manhã de sexta-feira (25).

“Até o final de semana teremos áreas de instabilidade atuando em todo o estado de Goiás e também em Goiânia. Podemos sim ter, até o final de semana, chuvas localmente fortes”, avalia.

Já em relação ao Réveillon, a probabilidade é que o corredor de umidade já tenha deixado o estado e, por isso, o tempo pode fica mais estável, com menos chuvas.

“Os prognósticos mostram que na semana que vem o tempo estará mais estável, então a tendência é que haja menos chuva. Podem ter ocorrência, mas a probabilidade está diminuindo. Não temos outro sistema que vai avançar pelo Brasil, uma frente fria ou outra situação”, aponta.

De acordo com o Inmet, em todo o ano de 2019, choveu o equivalente a 1.302,2 milímetros. Em 2020, até novembro, já choveu 1.285,4 milímetros.