RECIFE (Reuters) – Javier Hernández saiu do banco de reservas para ajudar o México a chegar às oitavas de final da Copa do Mundo, após a forte defesa e os rápidos contra-ataques da equipe terem resultado num placar de 3 x 1 sobre a Croácia nesta segunda-feira, ficando em segundo lugar pelo Grupo A, atrás do Brasil.

O México, que enfrentará a Holanda –líder do Grupo B– em Fortaleza no domingo, parecia feliz em segurar o empate que a classificaria para a próxima fase, antes de o atacante do Manchester United ter entrado e mudado o rumo da partida.

Dez minutos após a entrada de Hernández, Rafael Márquez colocou o México à frente, antes de Andrés Guardado ter emendado um rápido contra-ataque e colocado a bola na rede, e o próprio Hernández ter arrematado o último gol.

O México brevemente flertou com a primeira colocação do Grupo A, precisando de mais um gol para superar o Brasil –o qual, por sua vez, marcou o quarto tento contra Camarões logo depois. Ivan Perisic, que entrou no lugar de Ante Rebic, fez o gol de honra da Croácia no fim do jogo.

O México ficou em segundo lugar no grupo, com sete pontos, o mesmo tanto que o Brasil, mas com menor saldo de gols –após os brasileiros terem superado Camarões por 4 x 1. Após ter vencido Camarões e segurado um empate com o Brasil nas suas partidas anteriores, a defesa do México restringiu a movimentação da Croácia no ataque a apenas algumas chances no primeiro tempo.

FICHA TÉCNICA
CROÁCIA 3 X 1 MÉXICO

Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Data: 23 de junho de 2014 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Rashan Irmatov (Uzbequistão)
Auxiliares: Abduxamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bakhadyr Kochkarov (Quirguistão)
Cartões amarelos: Rakitic (Croácia); Rafa Márquez, Vázquez (México)
Cartão vermelho: Rebic (Croácia)
Gols: Rafa Márquez, aos 25 minutos, Guardado, aos 30 minutos, e Chicharito Hernández, aos 37 minutos do segundo tempo; Perisic, aos 42 minutos do segundo tempo

CROÁCIA: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko (Kovacic); Rakitic, Pranjc (Jelavic) e Modric; Perisic, Mandzukic e Olic (Rebic).
Técnico: Nico Kovac

MÉXICO: Ochoa, Rodríguez, Rafa Márquez e Moreno; Aguilar, Vázquez, Herrera, Guardado (Fabian) e Layun; Giovani dos Santos (Chicharito Hernández) e Peralta (Peña).
Técnico: Miguel Herrera