BERLIM (Reuters) – A mídia alemã se deliciou com a vitória inédita de 7 x 1 de sua seleção sobre o Brasil na Copa do Mundo na terça-feira, descrevendo a goleada como uma sensação e um milagre, e seus jogadores como imortais — embora a final ainda os aguarde.

O popular jornal Bild dedicou seis de suas oito páginas principais à partida sob o título garrafal “Sem palavras!”, resumindo o sentimento de descrença com a dimensão da conquista. Uma foto do meio-campista Toni Kroos, exultante com seus dois gols, ilustrava a primeira página.

“Meninos, vocês são imortais!”, dizia a entusiasmada coluna do Bild, que agradeceu a toda a seleção nominalmente e ao técnico Joachim Low.

“A Alemanha jamais irá esquecer este 8 de julho de 2014… obrigado por este momento de glória. Obrigado por termos a chance de vivê-lo!”

O diário dedicou uma página inteira a cada um dos alemães que marcaram gols.

O site do jornal Die Welt — a vitória foi tarde demais no horário local para entrar na edição impressa — chamou a partida de “A Sétima Maravilha do Futebol”, e usou uma foto do atacante Miroslav Klose, que aos 36 anos, marcou seu 16º gol em Copas e superou o recorde do brasileiro Ronaldo.

Em um país no qual, em grande parte por razões históricas, arroubos de orgulho são raros, os alemães não hesitaram em valorizar o triunfo. Apesar das fortes tempestades, fogos de artifício foram disparados por toda Berlim depois de cada gol na noite de terça-feira, e depois do jogo houve um buzinaço na cidade e muitas bandeiras foram postas nas janelas.

Os meios de comunicação ferviam de comentários, e ex-jogadores especulavam se a atual equipe é tão boa quando a reverenciada Alemanha Ocidental, que conquistou os Mundiais de 1954 e 1974. Os alemães foram tricampeães em 1990. A Alemanha espera arrebatar sua quarta Copa na final de domingo, partida que a chanceler Angela Merkel, presença frequente no vestiário da seleção, deve assistir em pessoa.

A Alemanha decide o Mundial no domingo no Maracanã, no Rio de Janeiro, com o vencedor da partida desta quarta-feira entre Argentina e Holanda.