1, 2, 3, …, …, …, 100, …., 200, …, 500, … e agora 1000. Isso mesmo, MIL vezes Goiás. Nessa quinta-feira (15) o clube esmeraldino escreve o milésimo capítulo da sua história na elite do futebol brasileiro, ao entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro da Série A jogando contra o líder da competição, Corinthians. A partida histórica é em São Paulo, na Arena Corinthians, às 19h30.

Nas outras 999 páginas escritas em verde, o Goiás traçou e contou não só a sua história, mas também a de todo um estado, de um povo e de uma cultura, representando todo o centro-oeste do Brasil. Foram muitas as emoções, entre alegrias e tristezas, que trouxeram o clube esmeraldino até aqui para assinar mais uma vez a lista de presença da Série A.

O time acumula até aqui um aproveitamento de 44,74%, com 354 vitórias, 279 empates e 366 derrotas. Foram 1300 gols marcados e 1267 sofridos. Dentro desses números momentos inesquecíveis (para o bem ou para o mal) para os esmeraldinos. Por várias vezes o time mostrou sua força ao aplicar goleadas históricas nos adversários. Em 1973 a primeira delas, em um Goiás 5×1 Santa Cruz.

Depois outros grandes também sofreram nas mãos do Esmeraldino. Em 1991, outro 5×1, dessa vez em cima do Flamengo. Em 96, Goiás 6×3 Internacional e no ano seguinte o rival colorado, Grêmio também bebeu do veneno: 6×0 para o Verdão. Mais recentemente o Fluminense (2003) levou de 6×1 e o Palmeiras (2014) acabou goleado por 6×0.

Nem tão doce assim vieram placares adversos também. Em 1975 o Atlético-MG fez um placar de 5×1 no Verde, em 92 o Botafogo aplicou 6×0 e na temporada 2013 o ano começou duro com o time perdendo de 5 a 0 para o Cruzeiro na 1ª rodada do Brasileiro. Goleadas que ficaram na história e fizeram o Goiás crescer também em cima das adversidades.

Quem mais participou dessa história esmeraldina na Série A do Brasileiro foi o ex-goleiroHarlei, ícone do Goiás com0 jogador e hoje dirigindo o departamento de futebol do clube. Ao todo, o camisa 1 atuou em 348 partidas. Ele é dono também da maior sequência de um jogador sem desfalcar o Goiás. Nas temporadas 2009,  ele atuou em todos os jogos e todos os minutos, sem falhar uma partida sequer no nacional.

Antes dos mil jogos vieram os mil gols, em 2007. Em um Goiás 3×2 Atlético-MG, o artilheiro dos pontos corridos do Brasileiro, Paulo Baier, conquistou também um capítulo exclusivo para ele na história esmeraldina. Ele não só marcou o gol de número 1000 do Verde no Brasileiro, como é também o maior artilheiro do clube na competição, com 50 gols. Atrás dele vem Túlio Marvilha (48) e Araújo (46).

Dados retirados do www.futeboldegoyaz.com.br

Veja mais dados históricos do Goiás no futeboldegoyaz.com.br

CAPÍTULO MIL

E para o jogo de número mil, o técnico Arthur Neto vai promover três alterações no time titular em relação à derrota (3 x 2) contra o Figueirense: após cumprir suspensão, o zagueiro Felipe Macedo retorna no lugar de Alex Alves; Diogo Barbosa ganha o lugar de Rafael Forster e o volante Ygor entra na vaga do atacante Bruno Henrique.

Com 31 pontos, o Verdão está na zona de rebaixamento. Ocupando atualmente o 18º lugar, o time esmeraldino terá um novo esquema para tentar frear o líder do torneio. O 4-3-3 dá lugar ao 4-4-2 com marcação reforçada no meio-campo, que contará com Ygor, Patrick e David, além do armador Felipe Menezes.

Já o Corinthians, adversário da noite, contará com o retorno do zagueiro Gil e do meia Renato Augusto, que estavam com a Seleção Brasileira. Já o volante Elias, que também estava disputando as Eliminatórias defendendo o Brasil,  começará o duelo como opção no banco de reservas. Atualmente na liderança do torneio, com 61 tentos, o Timão tentará aumentar a distância para o vice-líder Atlético Mineiro, que caiu para dois pontos após a vitória do Galo na noite dessa quarta-feira. Para isso, a equipe paulista vai contar com casa cheia. 39 mil ingressos foram vendidos antecipadamente.

FICHA TÉCNICA

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)

Data: 15/10/2015

Horário: 19h30

Árbitro: Wagner Reway (MT)

Auxiliares: Eduardo da Cruz (MS) e Fábio Rubinho (MT)

CORINTHIANS: Cássio, Edílson, Edu Dracena, Gil e Guilherme Arana; Ralf, Rodriguinho, Renato Augusto, Jadson e Malcom; Vagner Love.

Técnico: Tite

GOIÁS: Renan; Gimenez, Felipe Macedo, Fred e Diogo Barbosa; Ygor, Patrick, David e Felipe Menezes; Erik e Zé Love.

Técnico: Arthur Neto