Oficiais da Polícia Militar que atuaram em ambientes contaminados pelo Césio-137 foram promovidos pelo governador Marconi Perillo. O Césio-137 foi uma das maiores tragédias radioativas já registradas no mundo, ocorrida na capital goiana em 1987.

“Tenho a satisfação de anunciar a promoção por mérito e honra de todos os oficiais que bravamente colocaram suas vidas em risco para conter o avanço da contaminação radioativa do Césio-137. Amparado nesse estudo, temos a tranquilidade de conceder uma promoção sem margens para a contestação, inclusive aos PMs falecidos”, declarou Marconi.

O anúncio foi feito na sexta-feira (26), durante solenidade de comemoração dos 155 anos de fundação da Polícia Militar goiana, realizada na sede da Academia de Polícia Militar, em Goiânia. Na oportunidade, o governador anunciou que a partir de segunda-feira (29) dois mil novos oficiais e praças também terão sua promoção publicada no Diário Oficial.

PM-GO: 155 anos

Em razão do aniversário de 155 anos da PM, o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Sílvio Benedito Alves, evidenciou os avanços pelos quais a corporação goiana tem passado. “Hoje comemoramos os 155 anos de fundação de uma corporação que nasceu para servir e proteger o patrimônio material e imaterial dos goianos, para conter desvios de conduta, combater o crime, proteger o cidadão e fazer se cumprir a lei. São 12 mil homens e mulheres que honram essa corporação trajando o seu uniforme”, disse.

O comandante também ressaltou algumas melhorias como a renovação da frota de veículos, substituição de armas e outras ações.

Balanço

Neste primeiro semestre, a PM Goiana já realizou 21,2 mil operações, apreendeu 1,4 mil armas, capturou 1,9 mil foragidos; recuperou 6,7 mil carros roubados; apreendeu mais de seis toneladas de entorpecentes e ainda realizou mais de três mil prisões em flagrante. “Os números comprovam a eficiência e dedicação de nossos oficiais no pleno exercício de suas funções”, analisou o comandante. – Do Goiás Agora.