Ronaldo Caiado e o ministro Osmar Terra em Cavalcante, Goiás (Foto: Divulgação)

Foi lançado neste sábado (14) em Goiás o programa “Município Mais Cidadão”. A solenidade foi realizada em Cavalcante, na região nordeste do estado, e contou com a presença do ministro da Cidadania Osmar Terra e do governador Ronaldo Caiado. O objetivo da ação é beneficiar as regiões mais carentes do país.

“São mais de dez ações que envolvem diversas áreas do ministério, como esporte, cultura e assistência social, e vamos direcionar para aqueles municípios que mais precisam. Em parceria com as prefeituras e Sistema S, nossa meta é gerar impacto nessas comunidades, com a promoção de festivais de música, dança, olimpíadas municipais, inclusão das pessoas com deficiência, além de outras iniciativas que gerem renda”, exemplificou o ministro durante reunião com o governador e prefeitos da região.

De acordo com Osmar Terra, a região é uma das prioridades do programa. “O Nordeste Goiano é nossa prioridade número um. Estamos aqui a convite do governador, que tem forte influência e prestígio em Brasília”, afirma.

O governador Ronaldo Caiado disse que está entre seus objetivos acabar com a desigualdade na região nordeste de Goiás. “Vamos trazer para essa região tudo o que sempre foi prometido e nunca chegou: infraestrutura, energia de qualidade, rodovias, FCO [Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste] e incentivos fiscais. Governamos para todos os goianos e, neste primeiro momento, vamos priorizar, em nossas ações, aquelas regiões mais carentes, que precisam do Estado.”

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, também acompanhou o lançamento do programa, e adiantou que os técnicos da Pasta Federal estarão nos próximos dias em Cavalcante para fazer o levantamento das vulnerabilidades e demandas da população. “Neste mês de setembro já entramos com o planejamento. Acreditamos que, até o final deste ano, conseguimos liberar os recursos necessários para sanar os problemas detectados”, informou.

O prefeito de Cavalcante Josemar Saraiva disse que o orçamento do Executivo local é limitado para investir nas principais demandas da população. “Quase 70% das nossas receitas estão comprometidas com a folha de pessoal. Por isso, essas intervenções do Estado são tão importantes para nós”, frisou, elogiando o governador. “Quando recebemos a notícia de que Cavalcante era o município mais pobre, ficamos muito tristes. Mas hoje o governador vem aqui e traz o ministro [Osmar Terra] com essa notícia tão boa. Estamos saindo da miséria”, comemorou.