Carta enviada pelo MEC a todas as escolas do país via e-mail (Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) enviou e-mail nesta segunda-feira (25) a todas as escolas do país pedindo que crianças e funcionários sejam perfilados e filmados cantando o hino nacional brasileiro. A informação é do jornal Estadão

No e-mail, o MEC pede ainda que o vídeo seja enviado ao governo federal, e que uma mensagem do ministro Ricardo Vélez Rodriguez seja lida às crianças e funcionários. “Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o hino nacional”, diz o texto. 

Ao final do documento, o governo pede ainda que se leia a frase “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”. 

O diretor da Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), Arthur Fonseca Filho, contesta o pedido do MEC. “Isso é ilegal, o MEC não tem competência para pedir nada disso às escolas”, diz. 

O pedido chocou diretores de escolas com o conteúdo da carta, principalmente porque pede para que as crianças sejam filmadas. Ao Estadão, a assessoria do MEC informou que a carta se trata apenas de uma recomendação, e não uma ordem.