O secretário de atenção á saúde do Ministério da Saúde fausto silva, esteve em Goiânia fazendo um balanço do programa mais médicos implantado pelo governo federal em todo país em julho do ano passado. Em Goiás o programa Mais Médicos conta com 454 médicos distribuídos em 134 municípios.
De acordo com Fausto Silva em Goiás o número de consultas aumentou em 13,7% ele destacou ainda que o número de encaminhamentos dos municípios diminuiu. “No caso de encaminhamos para hospitais nós tivemos uma redução de 57% nos municípios que receberam profissionais do Mais Médicos,” cita.
Fausto afirma que a distribuição é homogênea. Nós temos procurado privilegiar os municípios que não tinha profissionais, regiões de maior pobreza e periferia de grandes cidades.
O secretário municipal de Saúde Fernando Machado fez uma avaliação do programa na cidade de Goiânia. “Hoje a gente tem uma cobertura de quase a totalidade com médicos. Nós temos avaliados o desempenho dos médicos, e também as dificuldades que eles estão tendo,” diz.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, também classificou como positiva a atuação do Mais Médicos na cidade que atualmente conta com 37 profissionais. “Veio desafogar bastante. As nossas unidades estão completa. A população tem agradecido esse programa,” elogia.