Aristeu Leonardo Tavares (Foto: Rafael Bessa)

A Coordenadoria Geral de Governança, Gestão e Segurança em Eventos Esportivos do Ministério do Esporte, em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), promove entre os dias 05 e 08 de Novembro, em Goiânia, um curso sobre segurança em estádios. O evento será direcionado para militares, administradores de praças esportivas e profissionais da área de segurança. O anúncio do curso foi realizado, nesta terça-feira (30), na sede da Federação Goiana de Futebol. 

O ex-arbitro Aristeu Leonardo Tavares é o coordenador do projeto que pretende implementar nos estádios brasileiros o padrão de segurança adotado em grandes eventos realizados no país recentemente.

“Nós queremos trazer uma metodologia que foi aplicada nos grandes eventos no Brasil e em especial no Rio de Janeiro. Tais como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e também os Jogos Olímpicos Rio 2016. É uma método da Abin com protocolo e reconhecimento internacional e terá foco em planejamento e prevenção. Depois de muitos estudos e experimentos conseguimos customizar essa metodologia para uma avaliação de risco com enfase em ameaças voltadas para estádio de futebol. E a nossa pretensão é traze-la para qualificar o planejamento estratégico, tático e operacional das ações daqueles que estarão nos estádios”, explicou. 

Os procedimentos que serão apresentados no eventos aqui em Goiânia, de acordo com Aristeu Leonardo Tavares, foram testados durante os jogos do campeonato carioca de 2019. 

“Fizemos na fase semifinal e já no segundo jogo tivemos uma série de delitos quantificados e registrados. Na final, já com esse protocolo e com o planejamento com base na avaliação de risco, o número de ocorrências caiu sobremaneira em torno de 30 a 40%.”

Além de Goiânia, outras cidades que receberão o curso serão Belo Horizonte, Salvador, Recife e Manaus.