O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está realizando a campanha “Mala Legal”, que visa conscientizar os passageiros estrangeiros que vêm visitar o Brasil, e os brasileiros que estejam retornando do exterior, sobre a importância em evitar a entrada de pragas e doenças que coloquem em risco a vida da população.
Dentre os produtos citados, estão frutas, queijos, carnes, insetos, animais de companhia, como cães e gatos, madeiras, entre outros.
A Coordenadora do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) afirma que é necessário que o passageiro se programe com 15 dias de antecedência para o país de destino, de modo que ele saiba quais produtos têm ingresso permitido no Brasil.
“Deve-se levar em conta o país de destino, e verificar se for levar animais vivos, por exemplo, que providencie uma documentação de ingresso no país pretendido. Quem for retornar, tem que providenciar também um certificado”, explica.
A lista com todos os produtos que não podem ingressar ao Brasil sem autorização prévia está no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: www.agricultura.gov.br.
As informações aos passageiros também são repassadas por meio de folders, com instruções a respeito dos documentos exigidos, além do guia do passageiro, com informações mais detalhadas sobre o transporte de animais vivos e produtos de origem animal e vegetal.