Foto: Rubens Salomão/Sagres On

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu ontem (22) o adiamento das eleições municipais de 2020. O motivo é a crise do novo coronavírus.

Em videoconferência de Mandetta com prefeitos, em Brasília, promovida pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o ministro disse que “está na hora de o Congresso olhar e falar assim: ‘Adia, faz um mandato tampão desses vereadores prefeitos'”.

O posicionamento do ministro gerou discordância do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Luis Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lembrou que a data está prevista na Constituição, mas disse que vai trabalhar “com essa nova realidade”, em caso de mudança.

O prazo para escolha dos candidatos é de 20 de julho até 5 de agosto. As eleições começam 11 dias depois. No entanto, a pandemia do novo coronavírus pode causar mudanças. Em outubro, 5.568 prefeitos e 57.931 vereadores serão eleitos nas eleições municipais em todo o país. 

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença