O Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe até 30 de setembro a 1° ocupação cultural “O MIS é nosso SIM”, com o objetivo de democratizar a arte fotográfica e ampliar o acesso da população aos bens culturais do Estado. O público terá acesso a duas exposições fotográficas e a um documentário.

 “Luiz Pucci: É Favor Olhar com Cuidado”

Uma das exposições é sobre Luiz Pucci.  A coordenadora do MIS, Vitória Bandeira, disse que o fotógrafo abriu um estúdio em Goiânia, na década de 50.

“Esse álbum era o portfólio dele, as pessoas manuseavam para olhar que tipo de foto escolheriam dentro dos temas que havia. E na capa tinha essa primeira frase, que “é favor olhar com cuidado”, explicou.

Foto: Reprodução Sagres TV

A curadoria é do professor do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, Samuel de Jesus, que segundo Bandeira, aborda na exposição as vertentes do olhar com cuidado para o outro e o olhar com cuidado fisicamente para o livro.

“Mulheres, Identidade e Resistência”

A segunda exposição aborda temas relacionados às mulheres e reúne as artistas visuais Cecília Araújo, Cris Bierrenbach e Mariana Capeletti. “Hoje em dia é uma coisa que a gente não pode deixar de falar em vários aspectos”, disse Bandeira. 

“A exposição da Cris vai falar sobre o vestido de noiva que vende essa história de feliz para sempre, num papel que já vai se gastar e num vestido que você usa somente uma vez”, disse Vitória Bandeira.

Foto: Reprodução Sagres TV

As fotografias de Mariana Capeletti relatam a história de mulheres e outros participantes que lutaram na guerrilha do Araguaia durante o golpe militar. Os retratos são os resultados de uma pesquisa. “Eram esposas, mães, filhos das pessoas que lutaram, que sofreram terrivelmente com a guerrilha”, contou Bandeira.

Documentário sobre lambe-lambe

A terceira exposição é um documentário sobre os fotógrafos lambe-lambe de Goiânia, juntamente com um catálogo a respeito do tema.

Foto: Reprodução Sagres TV

Sobre o “O MIS é nosso SIM”

Local: Museu da Imagem e do Som (Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Cívica).

Entrada: gratuita 

Dia: terça a sexta

Horário: 9h – 17h30 

Até: 30 de setembro

Leia mais: