A princípio o trabalho em casa, o famoso home office, foi a alternativa encontrada pelas empresas para enfrentar o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Passou a ser a solução encontrada para continuarem ativas no momento em que as atividades econômicas tiveram que ser interrompidas, pelo menos de forma presencial.

O trabalho a distância, no início, foi difícil para a grande parte de colaboradores habituados ao trabalho presencial, mas com o tempo, as empresas criaram algumas estratégias para manter as equipes integradas como: rodas de discussão, happy hours virtuais, homenagens, dentre outras, a ponto de hoje, esse modelo se tornar uma tendência no mundo, mesmo com o fim da pandemia.

Muitas empresas já planejam o retorno do trabalho presencial aliado a esse novo modelo, ou seja, um esquema de trabalho que mescla o presencial e o remoto. Outras, dependendo da função do colaborador, planejam a continuação do home office. Enfim, as empresas assim como seus colaboradores possuem um novo olhar para esse trabalho prestado de casa e não pretendem excluí-lo de sua rotina.

Segundo o administrador e coordenador do curso de Administração da Estácio Goiás, Cícero Humberto Henrique Matos, para muitas empresas o fim do isolamento social não significa o fim do home office. Grande parte das empresas no mundo tiveram que se ajustar a essa realidade que foi uma barreira no início, mas a adaptação e o sucesso fizeram com que essa novidade ganhasse força, a tal ponto que o home office continuará, mesmo que de forma mesclada com o presencial, a fazer parte da nossa realidade.

“No começo da pandemia muitas organizações tiveram que se reinventar. E a grande lição e talvez o segredo do sucesso desse modelo esteja justamente nessa reinvenção. As empresas começaram a visualizar novos horizontes, novas oportunidades de negócios”, conta o especialista, que aproveita para dar algumas dicas para melhor produtividade durante o home office:

  1. Estabelecer um horário de expediente
  2. Planejamento diário/semanal
  3. Escolher um local adequado para o trabalho
  4. Trajes alinhados com a rotina de trabalho
  5. Ter momentos de descontração com os colegas de empresa

Cícero Humberto acredita que o contato com os colegas de trabalho é imprescindível, por isso muitas organizações planejam o retorno presencial, mesmo que aliado ao home office. Essa medida dá segmento ao negócio, ao tempo que reforça as medidas de segurança tão necessárias neste período de pandemia.