A construção da rede de esgoto de um loteamento particular no Jardim Nova Esperança, na região noroeste de Goiânia, por uma construtora está dando o que falar. É que o benefício é o sonho de quem mora por lá e o bairro existe há 33 anos e não conta até hoje com rede de esgoto como descreve o professor Newton Carvalho. “É um bairro populoso de um comércio extremamente forte que gera vários impostos tanto no âmbito municipal quanto o estadual. Um bairro que não tem saneamento básico, o esgoto corre a céu aberto, a principal Avenida fede por causa daquilo que é jogado das lanchonetes, restaurantes e das empresas”, explicou.

E toda a revolta é porque um loteamento que está sendo construído no bairro já conta com a rede de esgoto. “O que a gente estranha é porque a construtora Borges Landeiro, que nós não temos nada contra ela, inclusive agradecemos ela escolher o Nova Esperança para desenvolver projetos, se não me engano 11 belas torres que serão inauguradas agora, só que tem dois anos que eles estão lá e já tem esgoto. O bairro está quebrado de um lado para o outro”, ressaltou o professor.

Representando a Associação dos Moradores do Nova Esperança, o presidente da entidade Manoel Francisco da Silva levou essa reclamação ao conhecimento do Ministério Público. “Nós entramos no Ministério Público, reivindicando da Saneago, porque ela aprovou um projeto para uma rede de interesse particular, porque que ela não executa os projetos que tem aprovado de interesse de rede de esgoto em atendimento ao público do nosso bairro”, retrucou.

E a Saneago, garante que tem uma data para atender os moradores do Nova Esperança, mas antes, o Diretor de Engenharia da estatal, Olegário Martins, explica porque esse condomínio que está sendo construído no setor já conta com a tão sonhada rede de esgoto. “A Saneago não fez uma parceria com a construtora Borges Landeiro, o que nós fizemos foi o levantamento em que o empreendimento imobiliário, por decreto de lei da presidente da república, não pode ser autorizado empreendimento imobiliário sem que o responsável pela implantação construa a devida infraestrutura”, informou o diretor.

Agora, o diretor da Saneago Olegário Martins, diz qual a cronograma para atender os moradores da região noroeste. “Iniciaremos as obras em junho de 2013 com a conclusão marcada para dezembro de 2014. Nós temos o projeto e estamos em processo licitatório e estamos viabilizando recursos”, finalizou.

De acordo com a Saneago, a obra vai atender todos os moradores do Nova Esperança e Jardim Petrópolis.

Com informações da Repórter Denise Santiago.