Aos 90 anos, morreu na madrugada deste sábado (26), o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro. O anúncio foi feito pelo irmão e atual presidente, Raúl Castro, na TV estatal.

“Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”, disse Raúl Castro.

Ainda não há informações sobre o funeral de Fidel Castro. O corpo dele será cremado.

A última aparição pública de Fidel Castro foi no último dia 15, quando ele foi visitado pelo presidente do Vietnã, Tran Dai Quang.

História

Fidel Castro nasceu no dia 13 de agosto de 1926, em Holguín, em Cuba. Em 1945, ele entrou para a Universidade de Havana, onde teve os primeiros contatos com o nacionalismo político cubano, o anti-imperialismo e o socialismo. Cinco anos depois, ele se formou em direito.

Depois de um tentativa fracassada de tomar o poder em 1953, Fidel finalmente conseguiu vencer o exército de Fulgêncio Batista no final de dezembro de 1958.

Em 2006, Fidel passou o poder para Raúl Castro pela primeira vez após ser operado por problemas no aparelho digestivo. Finalmente, em 2008, Raúl assume definitivamente o poder em Cuba.