Morreu na noite desta quinta-feira (11), aos 96 anos, José Pereira Cardoso, fundador do Biscoitos Pereira. O velório é realizado na sala 4, do Cemitério Jardim das Palmeiras, desde às 7h30 e qualquer pessoa que quiser prestar condolências à família pode comparecer. O sepultamento será no mesmo local, às 16h. Em postagem nas redes sociais, o perfil oficial do Biscoitos Pereira agradeceu, em nome da família, as mensagens de carinho. “Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe a todos”.

José Pereira Cardoso é natural do interior de Minas Gerais e se mudou para Goiânia nos anos 60. Segundo o fundador do Biscoitos Pereira, em entrevista à TV UFG há 7 anos, a ideia inicial era montar uma indústria de cerâmica, mas ele não gostou do negócio. “Eu vendi e montei aqui e estou até hoje […] O que mais vende é o pão de queijo”, disse.

Seu Zé contou ainda que a grande incentivadora para abrir a lanchonete foi a esposa, já falecida. À época, a lanchonete se chamava J. Pereira, mas, posteriormente, com a participação de filhos e netos, que abriram outras lojas, surgiu a Biscoitos Pereira.

Personalidade goiana

Personagem marcante da capital, José Pereira foi homenageado por políticos do Estado de Goiás. Pelas redes sociais, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), afirmou que o nome e trabalho de José fazem parte da memória afetiva dos goianienses. “Seu legado permanecerá vivo”.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, também se manifestou e lamentou a morte do fundador do Biscoitos Pereira. “Seu José nos deixou aos 96 anos, com o nome marcado na história goianiense por seus lanches inconfundíveis. Manifesto meus votos de pesar”, escreveu.

O ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha também exaltou o “criador do mais goiano dos biscoitos”. “Obrigado pelos bons momentos que o senhor proporcionou a todos nós, clientes fiéis do J Pereira”.