Começa nesta quinta-feira (8) a Mostra de Teatro de Porangatu – TeNpo 2016. Nesta 15ª edição, a programação inclui espetáculos regionais e nacionais, oficinas, workshops para profissionais e para o público em geral interessando em artes cênicas.
O superintendente executivo de cultura da Secretaria Estadual de Educação (Seduce), Nasr Chaul, em entrevista ao quadro Mala Pronta do programa Cidadania em Destaque, da 730, destacou a peça “Sertão Hamlet”, uma das atrações da mostra, que mistura o autor mineiro Guimarães Rosa, do clássico Grande Sertão Veredas com a obra do britânico William Shakespeare, Hamlet. O espetáculo será apresentado no domingo (11), no Teatro Centro Cultural.
Ouça a entrevista na íntegra: {mp3}Podcasts/2016/dezembro/08/nasrchaulmalapronta{/mp3}
A abertura fica por conta do musical premiado Sabiás do Sertão, da Companhia Cênica de São Paulo. Nos outros dias, a programação também traz os espetáculos nacionais Manual Prático da Mulher Desesperada, com a atriz carioca Adriana Birolli; o teatro lambe-lambe O Gárgula e a Libélula, com Débora Aquino (DF); e, para o encerramento, Os Mequetrefe, com o grupo Parlapatões (RJ).
Oito espetáculos regionais, cujos nomes selecionados serão divulgados ainda esta semana, também se apresentarão na mostra de teatro.
A programação do TeNpo 2016 inclui ainda um workshop para produtores e agentes culturais locais, palestra sobre produção teatral, além de apresentações circenses e a oficina de Circo Livre, com o grupo teatral Limpando o Olho (GO). Serão ainda outras sete oficinas: Figurino e Cena – Processos e práticas na construção do figurino, com Ariane Morais (CE); Corpo Cômico para a cena, com Diocélio Barbosa (PB); Composição de personagem, com Michel Mauch (MS); Danças urbanas, com Anyel Aram (RJ); O ator e o audiovisual – interpretação para câmera, com Felipe Haiut (RJ); Teatro para crianças, com Adriana Brito (GO); e Sensibilidade e cena para educação, com Genário Dunas (AP), destinado a professores.
Maior mostra de teatro do Estado de Goiás, o TeNpo é realizado pelo Governo do Estado de Goiás, por meio da Seduce (Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte). Toda a programação da mostra é gratuita e aberta ao público, e pode ser conferida no site do evento.