A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realizou nesta quarta-feira (21) ação em frente ao Fórum de Goiás, na Rua 10 , no Setor Oeste, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Foram distribuídos diversos panfletos para promover a conscientização da população a respeito dos direitos dos portadores de necessidades especiais (PNE). O material, denominado “Multa Moral”, faz um alerta aos motoristas que despeitam a lei e estacionam em vagas reservadas aos PNEs. É o que explica o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPcD) da OAB-GO, Hebert Batista Alves.

“Essas vagas não existem somente para se cumprir a lei. Elas existem porque a pessoa que tem necessidade de utilizá-las realmente precisam ter uma facilidade de acesso aos órgãos públicos, às empresas, entidades. Se elas forem impedidas de utilizar essa vaga, por desrespeito da sociedade, elas acabam não sendo incluídas na sociedade. As vagas são uma ação de inclusão”, afirma.

De acordo com Hebert Batista Alves, o desrespeito à pessoa com deficiência é uma questão cultural que deve ser mudada. Ele explica como a população pode ajudar na campanha de conscientização promovida pela OAB-GO.

“As pessoas podem retirar esses bloquinhos que estamos entregando aqui hoje nas salas da OAB-GO do Fórum ou nas sedes da OAB-GO e também em um link disponibilizado no site da OAB. A população pode andar com esse bloco e, ao ver o desrespeito, poderá deixar essa multa moral, que nada mais é do que um aviso para a pessoa que desrespeitou. Hoje, o preconceito é uma questão cultural”, ressalta.

Clique aqui para baixar o bloco de Multa Moral

Com informações do repórter Jerônimo Junio

hebertoab