Foto: Divulgação

Mais de 3 mil motoristas do transporte coletivo deverão ser vacinados contra o vírus H1N1 na próxima semana em Goiânia. A aplicação das doses será realizada no Terminal Bandeiras, no dia 4 (terça-feira), e na sede da CMTC, no Setor Leste Universitário, no dia 5 (quarta-feira). A ação será realizada em conjunto entre a RedeMob Consórcio e a Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).

Os profissionais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) receberão pela primeira vez gratuitamente as doses. A disponibilização das vacinas gratuitas faz parte da prevenção de problemas relacionados à saúde dos motoristas, que constituem um grupo de alto risco de contaminação, decorrente do contato diário com o grande volume de pessoas que utilizam o transporte coletivo.

A gripe provocada pelo vírus H1N1, também chamada de Influenza A ou gripe suína, ficou conhecida entre 2009 e 2010, quando desencadeou um surto de contaminação em diversos países do mundo. Atualmente, a vacinação é o meio mais eficiente para o controle de transmissão do vírus. Embora o patamar de casos tenha se estabilizado, a gripe H1N1 ainda recebe atenção especial por parte das autoridades da saúde pública.