Municípios goianos não atualizam os dados da covid-19 desde a última sexta-feira (6), após o portal do Ministério da Saúde sofrer uma tentativa de invasão no sistema. À Sagres a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) afirmaram que houve dificuldade de acesso ao DataSUS, do Ministério da Saúde.

Outros municípios goianos também tiveram a mesma dificuldade na atualização dos dados, interferindo diretamente no balanço diário de casos e mortes a Covid-19.

O Ministério informou que “foi necessário bloquear o acesso à internet e à rede do MS para conter o vírus até que todas as medidas fossem adotadas para preservar a segurança dos dados”. A pasta ainda informou que está revisando todas as camadas de segurança dos sistemas de Informação do SUS, o que pode ocasionar intermitência nos sistemas e na disseminação de informações da saúde.

A previsão para a reestabelecer os serviços do DataSUS era para esta segunda-feira (10), mas conforme apurado pela Sagres, ainda não ocorreu.