(Foto: Divulgação)

No mês de outubro os jovens aprendizes da Rede Pró-Aprendiz (RPA) ganharam uma programação especial. Os eventos fazem parte do projeto Goiânia em Tom Maior, do Sistema Sagres de Comunicação em comemoração ao aniversário da capital goiana. Ao longo da semana os jovens receberam a visita de músicos, artista plástica e historiador. 

No início da semana a artista Adriana Antunes esteve no complexo do Sistema Sagres expondo suas obras e conversando com os alunos sobre arte, Goiânia e tradição. Cleia Medeiros é uma das coordenadoras das atividades com os jovens e ressalta a importância do projeto. “Esse trabalho tem aproximado os meninos do cenário da cidade”. 

Nesta quarta-feira (10) foi a vez dos adolescentes conhecerem os músicos Amaury Garcia e Fernando Perillo. Os cantores e compositores animaram os adolescentes com composições que refletem a cultura goiana. Erica Welen mora em Goiânia há dois anos e está frequentando a RPA há duas semanas. Ela conta que está descobrindo muitas coisas sobre a capital que acolheu ela e sua família. “Eu não conhecia muito a cidade, então estou aprendendo bastante. Acho que essas informações são boas até para o convívio das pessoas, porque você entende a cultura do outro”. 

Diferente de Erica, Vinícius Francisco nasceu e se criou em Goiânia, mas nos contou que tem feito descobertas nas palestras apresentadas. “Nossa, tinha um monte de gírias goianas que eu nem sabia que existiam”. Para fechar esta segunda semana de outubro, os alunos receberão Px Silveira, produtor cultural autor do livro Frei Confaloni – Via Sacra, que retrata a arte de um os mais importantes artistas da história de Goiás. 

Frei Confaloni, nasceu em Gorette di Castro, na Itália,e veio para Goiânia em 1952 a convite de Cândido Penso, na época Bispo do Estado. Para produzir os afrescos da Igreja do Rosário, na cidade de Goiás. Depois disso, muitos outros trabalhos forma realizados e estima-se que ele tenha pintado cerca 3 mil telas. Sua arte pode ser vista na Estação Ferroviária de Goiânia.

Px Silveira ministrará uma palestra nesta sexta-feira e ao longo da programação fara um trabalho de grafite com os alunos. O objetivo é produzir um tela de aproximadamente 6 metros de largura, retratando a arte de Frei Confaloni. O trabalho será exposto na Estação Ferroviária de Goiânia no dia 24 de outubro. Na ocasião o Sistema Sagres de comunicação comemorará, junto a população, o aniversário da capital. 

Cileide Alves, coordenadora de conteúdo do Sistema Sagres, ressalta o bem que o projeto fará a curto e longo prazo para a população goiana, “A gente aproveita para conversar sobre Goiânia com a população. Essa aproximação com a história cria engajamento, cria identidade e para os jovens isso é muito bom, porque eles que vão dar continuidade em tudo isso.” 

O público poderá apreciar os trabalhos realizados pelos jovens aprendizes, na Estação Ferroviária de Goiânia dia 24 de outubro. A comemoração também terá um sarau com declamação de poesias por jovens, músicas e muito mais.