O presidente Luis Inácio Lula da Silva, iniciou nesta sexta-feira, 12, sua visita à Goiânia com entrevista à Rádio 730. O presidente chegou ao Aeroporto ao lado do Ministro da Comunicação, Franklin Martins e da Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef.

OUÇA A ENTREVISTA, NA ÍNTEGRA

{mp3}stories/audio/Reportagens_Jornalismo/2010/Fevereiro/entrevista_lula_730_2{/mp3}

»Clique aqui e faça o download da entrevista com Lula

Em um papo descontraído, Lula falou sobre a inauguração da Barragem do João Leite, a sucessão para o Governo Federal e do Estado, a negociação da Eletrobrás com a CELG, a Ferrovia Norte-Sul e, é claro, um pouco de futebol.

Barragem do João Leite
Lula demonstrou satisfação em inaugurar a Barragem e destacou a importância da obra para a capital. “A barragem significa a resolução de um problema para Goiânia. O estado vive um momento muito bom e temos que aproveitar”, ressaltou.

“Ainda temos obras complementares e vamos trabalhar com o Governador Alcides Rodrigues. Goiás vive um momento muito bom”, acrescentou ainda.

alt

Sucessão Estadual
Lula disse que em sua última visita à Goiânia, não lançou Henrique Meirelles candidato, até porque, o presidente do Banco Central não havia manifestado o interesse de disputar o cargo. Meirelles comunio cou oficialmente nesta quinta, 11, que não pretendia concorrer ao Governo e Lula informou que pediu ao presidente do BC que continuasse no cargo, pelo menos até março, pois ele vem fazendo um trabalho importante no Governo.

De acordo com Lula, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, terá o apoio do PT caso se lance candidato. “O PMDB pode esperar o nosso apoio. Eu gostaria que nós construíssemos uma aliança muito grande, mas eu tenho que respeitar as posições dos outros aliados em Goiás”, disse, referindo-se a possível candidatura da nova frente.

Caso Celg
Questionado sobre o acordo entre a Celg e a Eletrobrás, Lula informou que a negociação está em andamento e disse que acredita que a situação deve ser resolvida.  “O governador Alcides e os companheiros da Eletrobrás estão trabalhando nisso.Queremos que a Celg volte a ser rentável”, destacou.

Lula lembrou que o  desfalque da Celg é muito grande e segundo ele, o Governo Federal não deve assumir uma dívida se não for possível  recuperar a empresa. Quanto à dúvida de quem é responsável pelo endividamento da Celg, Lula afirmou que prefere esperar as investigações.

“O resultado da perícia vai aparecer. Vamos saber em que momento ela começou a quebrar. Nós levamos muito em conta a importância desta Estatal”.

Avaliação do Governo
O presidente destacou que o país cresceu muito nos últimos anos, principalmente em infraestrutura, com o Plano de Aceleração do Crescimento – PAC. Segundo ele, o ser humano sempre espera fazer mais, contudo, faz uma avaliação positiva do seu Governo. “ Sei o que pode ser feito para que o Brasil atinja a plenitude de um estado desenvolvido. Fizemos coisas que muita gente imaginava que não fosse possível”.

Lula afirmou ainda que, hoje não há um município brasileiro que não tenha investimento do Governo Federal em todas as regiões. “Depois da paralisia que o Governo viveu, nós tomamos a decisão de investir em infra-estrutura e isso não vai parar mais. As pessoas estão aprendendo a fazer projetos e isso é fundamental”.

“Alcides é melhor
Perguntado se é mais fácil trabalhar com Alcides Rodrigues, ou com o ex-governador do Estado Marconi Perillo, Lula criticou o tucano: “O que importa é governar com quem tem sinceridade. Ele cobrava verba do Governo Federal, a gente colocava e ele não”, afirmou

“Essas pessoas que se acham donas da verdade, sendo vaidosas, são pegas de calça curta na mentira. Gosto mais de trabalhar com Alcides. É muita mais sincera essa relação”, disse ainda.

FHC
Sobre as críticas que o ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso tem feito à Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, o presidente classificou como falta de respeito. “Seria importante que ele esperasse começar a campanha e os debates. Isso parece uma coisa nostálgica. Ele deve estar com medo de cair no esquecimento”.

Para Lula, Dilma não deve responder a essas críticas e FHC está baixando o nível pela formação intelectual que ele tem. “Eu acho uma coisa pequena. Ele deve ter alguma mágoa que não explicita e será julgado pela suas palavras e pelo seu governo”.

Ferrovia Norte-Sul
Lula lembrou que era deputado constituinte quando foi apresentado o projeto da Ferrovia Norte-Sul. “Quis Deus que eu fosse eleito para fazer pela obra mais do que foi feito nesse tempo”. Segundo o presidente o objetivo é concluir a ferrovia até Anápolis ainda este ano.

Em março o presidente deve inaugurar mais um trecho e visitar outras partes da obra. “Vamos lançar a pedra fundamental da ferrovia leste-oeste e queremos fazer uma interligação de todo o território brasileiro por meio de ferrovia”, garantiu.

Dilma Roussef
Lula elogiou a Ministra da Casa Civil e garantiu que ela é o melhor nome para dar prosseguimento às obras do Governo. “Eu aprendi a conhecer a Dilma e a capacidade de gerenciamento dela e vejo que ela é a pessoa mais adequada”  

O presidente informou que apresentou Dilma ao PT, mas ela ainda será referendada pelos partidos que apóiam o governo e destacou que quer que todos os partidos da base nacional apóiem a ministra. “O que pode acontecer de pior é uma obra paralisada porque o governo que entrou não concordou com ela”, destacou.

Futebol

Para o presidente e torcedor mais ilustre do Corinthians, o Timão precisa de um meio-campista para conseguir vencer a Copa Libertadores da América pela primeira vez. O presidente ainda elogiou a contratação do atacante Iarley, ex-Corinthians. “Ele é um bom jogador, mas a bola precisa chegar”.

Em tom de brincadeira, o presidente encerrou a entrevista dizendo que poderia jogar Vila Nova quando deixar a presidência.