Na noite desta quinta-feira, a partir das 21h45, o Brasil enfrenta a Bolívia, em partida válida pela 9ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018. O confronto será especial, principalmente para a torcida potiguar, já que será a segunda vez na história que a Seleção Brasileira vai atuar em Natal.
No dia 26 de janeiro de 1982, uma terça-feira, a equipe canarinho disputou amistoso contra a Alemanha Oriental no estádio Castelo Branco, o Castelão, no primeiro jogo de preparação para a Copa do Mundo de 1982.
Diante de 48.638 torcedores (com uma renda de Cr$ 24.218.400,00), a Seleção de Telê Santana venceu, de virada, por 3 x 1. Aos 34 minutos da etapa inicial, Hans-Jüergen Döerner deixou os alemães na frente. Cinco minutos depois, Paulo Isidoro deixou tudo igual. No segundo tempo, Renato, aos 7 minutos, e Serginho Chulapa, aos 34, confirmaram a vitória brasileira, explodindo de alegria a torcida.
O Brasil entrou em campo com Waldir Peres, Leandro, Oscar, Luizinho e Júnior; Toninho Cerezo, Renato e Zico; Paulo Isidoro, Roberto Dinamite e Mário Sérgio. No decorrer do jogo, Edevaldo, Pedrinho e Serginho Chulapa entraram nos lugares de Leandro, Júnior e Roberto Dinamite, respectivamente.
Em entrevista ao repórter Edson Júnior, da Rádio 730, o atacante Serginho Chulapa admitiu que, apesar de recordar do confronto, não lembra maiores detalhes do embate em Natal. “Me lembro desse jogo, mas não me recordo do gol, pois tem muito tempo”.
Serginho também falou sobre o apoio da torcida, ressaltando que espera uma boa atuação dos comandados de Tite. “É diferente quando joga com casa cheia, como é no Norte, Nordeste e Goiânia, por exemplo. Espero que dê sorte para o Brasil e que, mais uma vez, a Seleção consiga um resultado favorável”.
Ficha técnica
BRASIL 3 x 1 ALEMANHA ORIENTAL
Amistoso
Data: 26/01/1982
Local: Estádio Castelo Branco, em Natal.
Público: 48.638.
Renda: Cr$ 24.218.400,00
Árbitro: José Assis de Aragão (Brasil)
Gols: Hans-Jüergen Döerner (ALE) aos 37′ 1T (0-1); Paulo Isidoro (BRA) aos 40′ 1T (1-1); Renato (BRA) aos 7′ 2T (2-1) e Serginho (BRA) aos 34′ 2T (3-1).
BRASIL: Waldir Peres; Leandro (Edevaldo), Oscar, Luizinho e Júnior (Pedrinho); Toninho Cerezo, Renato e Zico; Paulo Isidoro, Roberto Dinamite (Serginho Chulapa) e Mário Sérgio.
Técnico: Telê Santana da Silva.
ALEMANHA ORIENTAL: Bodo Rudwaleit; Norbert Trieloff, Arthur Ullrich (Dieter Strozniak) e Rüdiger Schuphase; Frank Baum, Mathias Liebers, Lothar Hause (Wolfgang Steinbach), Hans-Jüergen Döerner e Jürgen Pommerenke; Joachin Streich (Mathias Döschner) e Martin Trocha (Jürgen Heun).
Técnico: Rudolf Krause.