Em menos de 24 horas, três casos de reação da população contra criminosos aconteceu em Goiânia. Os bandidos foram amarrados, e em dois dos casos, espancados por populares. A situação é semelhante a uma cena que aconteceu no Rio de Janeiro na última semana, e que ganhou grande repercussão nacional.

O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, comentou o assunto durante participação no programa Cidade Urgente, da Rádio 730. De acordo com o advogado, está havendo efeito de imitação, que ganha força no cansaço da sociedade, castigada com a onda de crimes.

O dirigente destaca que o revide não é a solução. “Em Estados onde isto acontece com mais frequência como o Rio de Janeiro, onde há milícias, seria um paraíso de tranquilidade, e não é a realidade. É preciso que a população entenda que praticar justiça com as próprias mãos é crime também,” destaca.

Tibúrcio revela que comissões da OAB irão acompanhar de perto a apuração dos inquéritos, tanto no que se refere aos crimes cometidos, como nos casos de reação da população.

Para conter a ‘justiça com as próprias mãos’, o presidente da OAB em Goiás cobra a criação e aplicação de políticas públicas que sejam efetivas na segurança pública.