(Foto: Rubens Salomão / Sagres ON)

O secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, disse nesta quarta-feira (16) que não é possível controlar a violência nas ruas sem antes controlar o sistema prisional. O secretário revelou que encontrou esse sistema “completamente fragilizado e vulnerável” em Goiás, sem uma metodologia de funcionamento regular e uniforme e sem controle interno.

Em entrevista à Rádio Sagres, o secretário afirmou que é possível impedir o acesso de presos a celulares e que há presídios no Espírito Santo, Estado onde já foi secretário de Segurança Pública, que não há celulares. Rodney afirma que a instalação de bloqueadores não é a principal ação neste sentido. “Temos de controlar o que entra e o que sai das cadeias”, afirmou. E isso será possível a partir da reestruturação do sistema como um todo. Rodney Miranda afirma que o setor de segurança não perdeu o controle dos presídios em Goiás, mas disse que ele precisa de passar por ajustes.

O secretário informou que sua preocupação inicial, além dos ajustes no sistema presidiário, é com o reaproveitamento de policiais nas ruas. Ele faz uma análise da estrutura de pessoal para identificar quem pode voltar para as ruas. Informa que em 15 dias, já realocou 200 PMs que trabalhavam no serviço administrativo. Segundo Rodney Miranda, os policiais que estão fora das ruas trabalham nas áreas administrativa e na atividade meio, como guarda de quarteis e operador de rádio. Segundo ele, há 1,3 mil policiais nestas funções.

Sua intenção é a convocação de policiais da reserva para assumir a área meio, que pode ser exercida apenas por policiais, e substituir os da área administrativa por técnicos não policiais. “A distribuição do efetivo policial pelo Estado era feita politicamente. Agora isso será feito tecnicamente”, afirmou o secretário.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/559887789&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}