(Foto: Reprodução/ ONU)
António Guterres respondeu questões de dois participantes do Brasil. O primeiro quis saber qual seria o conselho para a participação de um cidadão comum para conter o autoritarismo.
O secretário-geral disse concordar que o autoritarismo aumenta no mundo e que é importante reforçar a sociedade civil. O representante defendeu que os jovens precisam de união e de mostrar que a democracia, a liberdade e os direitos humanos são extremamente importantes para as sociedades.
Sociedade Civil
Guterres destacou a transição pacífica liderada por jovens na Arménia, como um exemplo de razões para esperar que as novas gerações sejam capazes de fazer melhor.
Com outro internauta do Brasil, o chefe da ONU falou da cobertura dos problemas dos refugiados. Ele destacou que o objetivo deve ser encarar o problema do ponto de vista da ONU, dos governos de países anfitriões e da comunidade internacional.
Manores Refugiados
Falando das metas para assegurar uma maior inclusão do grupo, Guterres destacou que entre crianças refugiadas que vão à escola, apenas 2/3 estão no ensino primário e somente 20% no ensino secundário.
Ele lembrou que objetivo central do nosso programa de desenvolvimento para o mundo é não deixar ninguém para trás, uma realidade que não se aplica aos refugiados.
Entre os temas abordados ao vivo estiveram a manutenção da paz, o combate ao terrorismo, a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e a mudança climática.