O desembargador Ney Teles de Paula foi eleito hoje presidente do Tribunal de Justiça de Goiás para o biênio 2013/2015. Na mesma sessão extraordinária, também foram eleitos os desembargadores Carlos Escher e Nelma Perilo para os cargos de vice-presidente e corregedora-geral da Justiça, respectivamente. Os novos dirigentes tomam posse no dia 1º de fevereiro de 2013.

Ney Teles obteve 22 votos dos 32 desembargadores. A disputa, pela primeira vez na história da Corte, não levou em conta o critério de antiguidade dos membros, tido como “fator fundamental” para eleger o presidente. Beatriz Figueiredo, segunda colocada na disputa e mais antiga na Corte, obteve oito votos.

Currículo

Natural de Piracanjuba, Ney Teles é magistrado há 34 anos e 8 meses e passou pelas comarcas de Caiapônia, Panamá, Bom Jesus de Goiás e Jataí. Promovido para a capital em 1987, foi titular da Vara de Execuções Penais e da 1ª de Família, juiz-corregedor em três biênios, o último dos quais (1997/1998) como diretor do Foro de Goiânia. Pelo critério de merecimento, foi nomeado desembargador do TJGO e tomou posse em 27 de janeiro de 2001.

Foi também presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás no período de maio de 2010 a maio de 2011. É membro da Academia Goiana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da União Brasileira de Escritores (UBE-GO), da Associação Goiana de Imprensa (AGI), Academia Piracanjubense de Letras e Artes e Academia Belavistense de Letras.