Copa do Mundo é momento.
Essa frase é verdadeira e passa longe de ser considerada um absurdo. Os melhores devem estar na África em Junho durante o maior evento do futebol mundial.
E o momento do garoto Neymar do Santos é mágico. Nenhum jogador do ataque da Seleção Brasileira que esteve presente nas últimas convocações atravessa uma fase tão boa, tão inspirada e mágica como o jogador que atualmente é dos líderes do peixe que brilha no Campeonato Paulista e atropela os adversários na Copa do Brasil.
Adriano vive de escandâlo em escandâlo e de vez em quando faz um ou outro gol pelo Flamengo. Nilmar não vem brilhando no Villareal da Espanha. Também no futebol espanhol, Luís Fabiano vem marcando gols, mas ainda está longe do jogador da última temporada. Robinho que é companheiro de Neymar no Santos talvez seja o melhor. Grafite não é o mesmo artilheiro de 2009.
Chama-lo de jovem, de imaturo e dizer que ele não tem experiência internacional é chover no molhado. Ele não tem como passar dos 17 para os 25 anos até a convocação para a Copa do Mundo, a maturidade e experiência ele terá somente com o passar do tempo.
O momento de Neymar é o mesmo, ou até melhor do que o vivido por Ronaldo antes de ser convocado para o mundial dos Estados Unidos. Não jogou, mas só o fato de estar em um grupo vencedor isso foi fator importante para que ele se tornasse o fenômeno nas Copas de 1998 e 2002.
Neymar pode ser em 2014 o nosso fenômeno. E é justo que ele seja convocado para a Copa da África.
Espero que na convocação final, o técnico Dunga não venha com aquela desculpa de que o garoto não participou das Eliminatórias, que precisa de experiência, que é jovem… Se não convoca-lo, pelo menos arrume uma boa justificativa.