Árvore fundamental plantada por crianças (Fotos: Divulgação)
Nesta sexta-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, foi lançado o primeiro bairro planejado de Aparecida de Goiânia: o ParqueAmérica. Em homenagem à data e em razão dos princípios de sustentabilidade do bairro, o grupo empreendedor escolheu como marco fundamental plantar a árvore no lugar de um monumento ou pedra, que foi plantada pelos Alunos da Escola Municipal Parque Santa Cecília, vizinha ao local. Eles também fizeram o plantio de mudas que já ficarão no bairro – cujo paisagismo prevê árvores com muita sombra e flores.
Localizado na região nordeste da cidade, próximo à Avenida São Paulo, o Bairro Planejado ParqueAmérica foi desenvolvido em uma área de 290,161 mil m². Abrigará um parque (o primeiro da cidade), um mall de serviços e 17 áreas para empreendimentos residenciais, que serão todos implantados pelo grupo empreendedor ao longo de oito anos. Toda a infraestrutura do bairro e do parque será custeada pelo grupo empreendedor e doada ao poder público. Os investimentos serão de cerca de R$ 200 milhões.
A cidade, nos últimos anos, vem ganhando um novo ritmo graças a seu desenvolvimento industrial e está atraindo a atenção não apenas das indústrias como também da população, que aumentou nos últimos 10 anos de 336 mil para 455 mil segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo levantamento da Revista Exame divulgado neste mês de agosto, o município alcançou a marca da quarta maior cidade brasileira em projeção de consumo.
O ParqueAmérica foi planejado durante quatro anos de estudos e está sintonizado com as demandas atuais de sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida. Oferecerá condomínios-clubes com apartamentos de dois, três e quatro quartos. Eles serão todos voltados para a orla do parque, visando proporcionar democraticamente a vista privilegiada a todos os moradores – além do acesso direto ao equipamento público. As torres terão altura mediana, visando um adensamento sustentável.
Os espaços públicos foram projetados seguindo as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. As calçadas terão rebaixos e piso nivelado, adequados ao deslocamento de todas as pessoas, inclusive cadeirantes, além do piso tátil para sinalização ao deficiente visual. Todo o bairro será arborizado com espécies que garantam beleza e sombra às ruas.
Parque
Já o parque será o primeiro parque do município, e aberto a toda população. Será entregue à no ano de 2015, junto com os dois primeiros empreendimentos residenciais a serem lançados ainda neste ano. Terá 22,706 mil m² e será integrado a uma Área de Proteção Ambiental de 21,987 mil m², totalizando mais de 44.693,65 m² de área verde. Oferecerá playground linear dividido em área de brinquedos para todas as idades, além de praça central, área de ginástica e pista de caminhada. No bairro planejado ParqueAmérica, ele possui localização estratégica: está ligado a todos os empreendimentos, para favorecer a interação e a convivência entre os moradores.
O ParqueAmérica também é uma solução urbanística para Aparecida de Goiânia, marcada pelos vazios urbanos e pelo crescimento espalhado em seu território de 288,465 mil Km².