O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado neste dia 14 de junho, uma data para chamar a atenção para importância da doação. Para salvar vidas, os bancos de sangue estão sempre necessitando de doação.

Sobre esse assunto, o Sagres Sinal Aberto, desta terça-feira (14), recebeu a hematologista do banco de sangue do Hospital do Câncer Araújo Jorge, Vanusa Maria Rosa. De acordo com ela, desde o início da pandemia, os estoques tem ficado 30% abaixo do nível crítico ainda.

“É bem preocupante, não só o nosso banco de sangue, mas também outros. A gente tem enfrentado dificuldade depois do começo da pandemia, por doadores que tiveram Covid, ou tiveram dengue, por uma série de doenças que impossibilitam a pessoa temporariamente de doar sangue”, revelou.

Além disso, Vanusa Maria Rosa reforçou a importância da doação de sangue, destacando os pontos que auxiliam as pessoas no tratamento de enfermidades e outros procedimentos médicos.

“A gente precisa da doação. Doar sangue é um ato que salva vidas, quando eu estou doando sangue, posso salvar até quatro vidas. É um ato seguro, voluntário e que transforma vidas”, ressaltou.

Assista à entrevista completa a seguir:

Leia mais: