Nesta sexta-feira (24) é celebrado o Dia Mundial da Meningite com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Estado da Saúde (SES-GO), iniciou a distribuição, nesta sexta-feira (24), de 18 mil doses da vacina meningocócica conjugada quadrivalente ACWY para todas as 18 Regionais de Saúde. As doses são destinadas aos adolescentes de 11 e 12 anos e já estão disponíveis gratuitamente nos postos de vacinação.

A vacina protege contra a doença meningocócica e suas manifestações, como a meningite, artrite séptica, pneumonia e infecções generalizadas.​ Os adolescentes são os principais alvos, e devem receber a vacina. Uma vez infectados, podem desenvolver a doença ou ser portadores assintomáticos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

De acordo com o governo de Goiás, entre os anos de 2015 e 2019 mais de 50% dos casos de doença meningocócica ocorreram em adolescentes maiores de 15 anos de idade. O orgão estima que a população a ser vacinada seja de 218.660 adolescentes e a meta de cobertura vacinal a ser alcançada é de 80%. Além dos adolescentes, nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) a vacina Meningocócica ACWY passa a ser disponibilizada para pessoas que vivem com condição clínica específica, a Hemoglobinúria Paroxística Noturna, que é associada a maior risco para o desenvolvimento da doença meningocócica.

Outras vacinas

A meningite pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, como as vacinas, por exemplo, que estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. Além da vacina meningocócica conjugada quadrivalente ACWY, outras vacinas estão disponíveis no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização, como:

– Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;

– Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.

– Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

– BCG: protege contra as formas graves da tuberculose.