Se Felipão não gostou do treino coletivo no domingo e soltou os cachorros para cima dos jogadores titulares, a resposta pode vir em grande estilo já nesta terça-feira. A Seleção Brasileira realiza o penúltimo amistoso preparatório para a Copa do Mundo e encara o Panamá na tarde desta terça-feira, às 16h, no Serra Dourada. Mais do que um teste, a partida será uma retribuição a Goiânia pelo carinho demonstrado à Seleção.
Pelo menos é o que garante o técnico Luiz Felipe Scolari, que enxergava uma dívida com o povo goiano feita no ano passado, na preparação para a Copa das Confederações, quando os treinamentos foram realizados na cidade, mas sempre em regime fechado, com acesso restrito. Agora, Neymar e companhia poderão se exibir, a nove dias da estreia no Mundial, contra a Croácia, no dia 12, às 17h, no Itaquerão, em São Paulo.
Para o duelo desta terça-feira, o Brasil não poderá contar com dois titulares certos na estreia da Copa: Thiago Silva e Paulinho, que foram poupados após acusarem dores musculares e sequer viajaram para a capital goiana. O provável substituto no meio-campo seria Fernandinho, que também foi poupado. Hernanes treinou no domingo, ainda na Granja Comary, mas Ramires foi confirmado como titular, assim como Dante, que entra na zaga.
Felipão entende que o amistoso servirá para recuperar o estilo de jogo da Seleção e também para acostumar com a postura parecida do México, que disputou as Eliminatórias contra os panamenhos e o treinador brasileiro vê um estilo de jogo semelhante. Mais do que isso, Felipão quer ganhar confiança na Seleção a cada dia e admite que oscila muito na percepção do dia a dia.
“Tem dias que eu tô supertranquilo, tem dias que eu tô a vontade, não me preocupo com jogo nenhum e vai ser tudo correto. Mas, tem dias que dá tudo errado, não dorme, remói e você tem que ir buscar uma solução. Não posso garantir que vai ser tudo normal quanto a isso, vai depender do andamento dos jogos para a gente ter mais tranquilidade ainda”
O adversário, realmente, não é nada bobo, e pode ser um teste interessante para a Seleção. O Panamá, por muito pouco, não esteve presente na Copa do Mundo, perdendo sua vaga para o México nos últimos minutos da rodada final das Eliminatórias. Só que a Seleção Panamenha sofreu uma grande reformulação após a derrota para os EUA, que os tirou da Copa, a começar pela comissão técnica, agora comandada por Hérnan “Bolillo” Gomez, colombiano que tem grande currículo.
No time, apenas cinco jogadores que estavam no fatídico jogo contra os americanos estiveram presentes no amistoso contra a Sérvia, no último sábado. Os destaques do último jogo foram o goleiro McFarlane, que garantiu o empate contra os sérvios, e o lateral esquerdo Roberto Chen, que fez a assistência para o gol de Torres.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X PANAMÁ
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 3 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Raul Orozco (BOL)
Assistentes: Efrain Rodríguez (COS) e Javier Bustillos (BOL)
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Ramires e Oscar; Hulk, Fred e Neymar
Técnico: Luiz Felipe Scolari
PANAMÁ: McFarlane; Román Torres, Carlos Rodríguez, Parrish e Roberto Chen; Cooper, Gabriel Gómez, Amílcar Henríquez e Quintero; Barahona e Muñoz
Técnico: Hernán Gómez