Os japoneses condenaram a invasão da Rússia contra a Ucrânia impondo aos russos sanções a autoridades e oligarcas russos. No Sagres Em Tom Maior #485 desta quinta-feira (31), o professor de História e Geopolítica, Norberto Salomão, do podcast Sagres Internacional, explica que a relação ruim entre os dois países orientais não é de hoje. Assista a seguir

O Japão se industrializou no século 19 na chama Era Meiji (25 de janeiro de 1868 – 30 de julho de 1912). O país, no entanto, carece de recursos naturais. Com uma postura mais agressiva, japoneses começam a invadir a China em busca de matéria-prima para suas indústrias, mais precisamente a região da Manchúria, no nordeste chinês.

”O problema é que é a Rússia, à época, a Rússia czarista, também tinha a mesma intenção. Há então um atrito envolvendo Rússia e Japão disputando áreas onde hoje está a China e Coreia do Norte. Foi a Guerra Russo-Japonesa ou Russo-Nipônica que dura de 1904 a 1905”, explica.

A guerra terminou com vitória dos japoneses, o que contribuiu para o enfraquecimento da monarquia russa.

Região da Manchúria virou motivo de disputa entre russos e japoneses no início do século 20 (Foto: Reprodução/Sagres TV)