A região Nordeste do país continua obtendo bons resultados nas avaliações da educação brasileira. De acordo com dados do Ideb (Índice Nacional de Educação Básica) de 2021, apurado pelo Ministério da Educação, o Nordeste reúne 97 das 100 melhores escolas de anos iniciais do Brasil.

Dessas, 87 ficam no Ceará, as demais em Alagoas e Pernambuco. No ensino fundamental 2, o Nordeste possui 88 unidades. No ensino médio o Sudeste fica no topo do ranking, com 53 escolas —38 apenas no estado de São Paulo.

Dados do Censo Escolar 2022, mostram que no ensino integral a região também se destaca. Pernambuco, Ceará e a Paraíba são que têm a maior proporção de alunos do ensino médio matriculados nesta modalidade.

O crescimento educacional da região é comprovado também pelo Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasil). Em 2021, o Nordeste foi a região do Brasil que mais progrediu em relação aos resultados de 2017 da Comunidade Educativa. Foi avaliado o nível de aprendizagem, a estrutura das escolas e formação dos professores, entre outros itens. A cidade com o maior Ioeb do país, por exemplo, é Sobral, no Ceará: 6,7 —o indicador vai até 10. O município é referência no ensino integral.

Enem

Na edição de 2021 do Enem, dos 22 estudantes que tiraram a nota máxima, 7 são do Nordeste -a região ficou atrás apenas do Sudeste, que registrou 11 candidatos. O Inep ainda não divulgou quantos alunos tiraram a nota máxima da redação da edição 2022 e de quais lugares do Brasil eles são.

Outros destaques da educação no Nordeste, na comparação com o restante do país:

  • Pernambuco lidera a proporção de alunos do ensino médio em escolas de educação integral, com 62,5%;
  • No fundamental, quem lidera é o Ceará com 41%;
  • Teresina (PI) é a líder entre as capitais brasileiras com melhor desempenho entre alunos do 5º e 9º ano da rede pública;
  • Ceará criou o PAIC (Programa de Alfabetização da Idade Certa), que se tornou referência para outros estados;

*Com informações do UOL

Leia mais: