Foto: Bruno Kelly/Reuters

A Noruega suspendeu nesta quinta-feira (15) o repasse de 300 milhões de coroas norueguesas, o equivalente a R$ 133 milhões, para ações contra o desmatamento no Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro do Clima e Meio Ambiente do país escandinavo, Ola Elvestuen. A informação é do jornal norueguês Dagens Næringsliv.

Segundo o veículo, o ministro considera que o Brasil não vem cumprindo o acordo de preservação da Floresta Amazônica. A Noruega, que é a principai financiadora do Fundo, não aceitou a proposta do presidente Jair Bolsonato de alterar a gestão do programa.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, criticou a suspensão por parte da Noruega. “A Noruega é o país que explora petróleo no Ártico, eles caçam baleia. E colocam no Brasil essa carga toda, distorcendo a questão ambiental”.

Em resposta, a embaixada norueguesa disse que o país nórdico está comprometido “a continuar com a gestão responsável, prudente e sustentável dos seus recursos petrolíferos. A indústria petrolífera norueguesa é líder global em padrões de saúde, segurança e proteção ambiental”.

A embaixada acrescenta ainda que as atividades petrolíferas norueguesas “estão entre as mais limpas do mundo, devido à rigorosa regulamentação governamental e aos altos padrões tecnológicos da indústria norueguesa”.

A Alemanha também já havia anunciado o bloqueo de 35 milhões de Euros, cerca de R$ 155 milhões, que seriam destinados à preservação da Alemanha. O presidente Jair Bolsonaro disse que a chanceler alemã Angela Merkel deveria “pegar a grana” e reflorestar o país alemão. O peselista publicou a declaração em seu perfil oficial no Twitter e disse: “Após o G-20, caso tivesse demarcado mais algumas dezenas de Áreas Indígenas e orientado pesadas multas nos produtores rurais, o mundo não estaria me acusando, falsamente, de destruir a Amazônia. Soberania da região e suas riquezas é o que, verdadeiramente, está em jogo.”

{source}
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>- Após o G-20, caso tivesse demarcado mais algumas dezenas de Áreas Indígenas e orientado pesadas multas nos produtores rurais, o mundo não estaria me acusando, falsamente, de destruir a Amazônia. Soberania da região e suas riquezas é o que, verdadeiramente, está em jogo. <a href=”https://t.co/Y4pdP2SbpD”>pic.twitter.com/Y4pdP2SbpD</a></p>&mdash; Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) <a href=”https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1161972492421992448?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 15, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}