O Anápolis entrou em campo na tarde do último domingo, dia 31, para enfrentar a Caldense pelo jogo de volta da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Na primeira partida, as equipes empataram em 1×1, no Jonas Duarte. No segundo jogo, que aconteceu no Estádio Ronaldão, em Poços de Caldas, os times voltaram a empatar em 1×1 e a decisão foi para os pênaltis.

No tempo regulamentar, o Galo da Comarca dominou as ações da partida e abriu o marcador logo aos 5 minutos do primeiro tempo, quando Igor cabeceou bola alçada na área e mandou para o fundo das redes. O empate da Caldense aconteceu já na segunda metade da etapa complementar. Aos 30 minutos, Ewerton Maradona foi derrubado na área e o árbitro marcou penalidade máxima. Na cobrança, o próprio Maradona deixou tudo igual.

A classificação foi para os pênaltis e houve nove cobranças para cada lado. Nas alternadas, melhor para o Anápolis, que conseguiu converter sete cobranças, contra seis da Veterana, assegurando vaga para as oitavas-de-final da competição nacional.

Na próxima fase, o Galo vai ter pela frente a equipe do Volta Redonda, do Rio de Janeiro. Os cariocas eliminaram os mineiros do URT por 3×1 no placar agregado (1×1 no jogo de ida e 2×0 na volta). A primeira partida ainda não tem data definida pela CBF, já que não foram definidos todos os times que disputarão a fase seguinte.