Nos últimos dias, quatro detentos foram assassinados dentro de presídios no estado de Goiás. Na quarta-feira (28) Gelson Sousa Costa, 23, foi espancado até a morte durante o banho de sol no pátio da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia. Casos semelhantes foram registrados em Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Trindade. A Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus) afirma que ações para coibir esse tipo de crime são desenvolvidas diariamente.

“Fazemos operações de revista a fim de retirar celulares, armas brancas e entorpecentes. Também trabalhamos o processo de ressocialização – oferecendo trabalho, escola e atividades desenvolvidas com igrejas”, explica o diretor de segurança, João Carvalho Coutinho Júnior.

Em alguns casos, a morte dos detentos está relacionada a dividas com traficantes e acerto de contas com bandidos rivais. O diretor de segurança da Sapejus afirma que, em Goiás, o governo tem o controle dos presídios e que o estado não corre o risco de enfrentar situações semelhantes ao que acontece, por exemplo, no Maranhão.

JOÃO COUTINHO“Te garanto que Goiás não passa nem perto de uma situação como aquela. Nós temos o sistema controlado, nas mãos”, garante João Carvalho Coutinho Júnior

O déficit para o sistema prisional em Goiás é de cinco mil vagas. De acordo com a Sapejus, seis presídios estão em fase de construção. Um Levantamento recente do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) aponta que entre 2006 e 2011, o estado de Goiás, por falta de projeto e questões burocráticas, devolveu mais de 13 milhões de reais à União. A verba era destinada para construção e reforma das unidades prisionais.

Santo Antônio do Descoberto

Juciel Reis Alves, 27 anos, foi assassinado dentro do presídio de Santo Antônio do Descoberto no último domingo (26/1). A vítima dividia a cela na área de segurança com mais três detentos. Informações preliminares apontam que Juciel teria sido espancado, mas somente após a perícia será possível apontar a causa da morte. Juciel foi preso preventivamente em abril de 2013 por suspeita de estupro.

Planaltina

Na última quarta-feira (28/1), José Valdglê Gonçalves, 43 anos, foi morto durante o banho de sol após ser espancado e ferido por uma faca artesanal dentro da Unidade Prisional de
Planaltina de Goiás.

Aparecida de Goiânia

CEPAIGO - DANILO BUENOUm detento foi morto na Casa de Prisão Provisória (CPP), na manhã da última quarta-feira (29). Gelson Sousa Costa, 23 anos, estava no pátio do banho de sol da CPP, em Aparecida de Goiânia, quando foi morto. De acordo com informações da CPP, o preso foi morto por outros internos durante uma briga entre eles. A Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus) informou que foi instaurada uma sindicância para apurar o caso.

 

Detento é morto após ser espancado na CPP

Trindade

Romerson Jorge da Silva, de 30 anos, foi assassinado por outro detento dentro da cadeia de Trindade. A vítima foi atingida por vários golpes de facas. A polícia local investiga o crime.

Itaberaí

Um preso morreu após ser agredido na cadeia da cidade de Itaberaí na manhã da sexta-feira (31). Segundo o Instituto Médico Legal (IML), o homem foi socorrido e transferido para o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), mas não resistiu e morreu no hospital. O homem não tem família. Peritos do IML estão no HUGO.

O diretor de segurança da Sapejus, João Carvalho Coutinho Júnior, afirma que o detento sofreu um aneurisma cerebral. Coutinho descarta a possibilidade de assassinato neste caso