Os usuários do transporte coletivo já podem usufruir de nova regra, estabelecida pela lei 9.665/15, que permite que passageiros que desembarquem fora dos pontos de ônibus fixos entre 23h e 4h da manhã, desde que não altere o trajeto.
O projeto foi assinado pela vereadora Cida Garcêz (SDD) e visa beneficiar principalmente estudantes e trabalhadores que chegam em casa no fim da noite e durante a madrugada.
A nova regra já vigora em todas as linhas da capital que circulam até a meia-noite, além de três itinerários que funcionam ao longo da madrugada, que são as linhas 950 – Circular Setor Marista/Veiga Jardim/ Garavelo; 951 – Circular Setor Marista/Novo Horizonte/Garavelo; e 952 – Pedro Ludovico/Setor Bueno/Parque Atheneu.
Para a parlamentar, a medida tenta prevenir crimes que têm se tornado comuns contra usuários do transporte coletivo no município. “O ônibus parando mais próximo da casa do usuário, você evita que o passageiro percorra grandes distâncias a pé e diminui a possibilidade de um assalto ou qualquer outro crime”, afirma a vereadora.
Cida ressalta ainda que o movimento nestes horários não é tão intenso e não deverá trazer prejuízos às empresas do transporte coletivo, e que já está providenciando os materiais necessários para a divulgação do benefício.