Os deputados que estão no seu primeiro mandato na Câmara de Deputados vão protocolar na próxima terça-feira (24), uma proposta de emenda constitucional para diminuir o recesso parlamentar legislativo de 90 dias para 70. O documento pede que a atividade parlamentar se inicie já no primeiro dia após a posse (2 de fevereiro).
O deputado Virmondes Cruvinel-PSD, explica a ideia: “É uma sugestão que partiu dos novatos da casa, que queriam entrar já com alguma contribuição. Vamos movimentar a discussão de temas, refletir sobre as atividades legislativas e, nessa proposta, a primeira ideia que foi trabalhada em consenso é exatamente essa, de tomar posse e já de imediato começar as atividades”.
“Nós sabemos que a demanda da sociedade goiana e esse tempo a mais servirá justamente para não correr o risco de acumular debates. Já iniciar as atuações, a organização das comissões temáticas, gerar mais trabalho na casa e mais resultado para o povo goiano”.
A proposta já tem que a assinatura de 15 deputados e pretende alterar o artigo 16 da Constituição Estadual, fixando que a Assembleia se reuniria no primeiro semestre entre os dias 2 de fevereiro e 30 de junho. No segundo semestre as atividades iniciariam no dia 1° de agosto até o dia 22 de dezembro. Atualmente, a data inicial é de 15 de fevereiro e a final 15 de dezembro.
*Com informações de Mirelle Irene
Ouça a reportagem em áudio:
{mp3}stories/2015/fevereiro/MIRELE_MAT_Novatos_Recesso_essa{/mp3}