O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, revelou à Sagres 730 nesta quinta-feira (30) que nove municípios do Entorno do Distrito Federal (Cocalzinho, Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Alexânia, Novo Gama, Ocidental, Valparaíso, Águas Lindas e Abadiânia) vão adotar o lockdown (fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo as essenciais) no sábado e no domingo. A proposta é uma alternativa desses municípios ao isolamento intermitente determinado pelo decreto do governador Ronaldo Caiado, publicado ontem no Diário Oficial do Estado.

O assunto foi discutido em reunião virtual dos prefeitos nesta segunda-feira (29) e será decidido em novo encontro hoje. O prefeito alega que a região tem características diferentes dos demais municípios goianos em função de boa parte de seus moradores trabalharem em Brasília. “Temos uma situação diferente na região do entorno, é uma população flutuante entre o entorno e Brasília de quase 50% da cidade. Se a gente implantar o sistema 14/14 ele não seria viável para nós. Estamos analisando o melhor modelo para o fechamento aqui na nossa região”.

O modelo de isolamento intermitente foi proposto apresentado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em reunião virtual com prefeitos e o governador na segunda-feira. De acordo com a UFG, esse modelo reduz a contaminação da doença em 61,5%. Se houver rastreamento de contato (identificação da rede de contatos das pessoas contaminadas) combinado com o isolamento, o índice de redução da doença pode chegar a 76,5%.

Hildo do Candango ressaltou que há preocupação com a estrutura de leitos de UTI que está “praticamente lotada”, porém avaliou que o Hcamp de Águas Lindas está com 10% de sua capacidade. “Um dos nossos propósitos é fazer com que o Hcamp possa chegar a sua totalidade que pode alcançar até 210 leitos de UTI”, afirmou.