A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza neste mês a campanha Novembro Negro, que promove ações de valorização da cultura afro-brasileira. Em entrevista à Sagres, o diretor de ações afirmativas da universidade, Pedro Rodrigues Cruz, contou que a ideia surgiu para que as atividades não ficassem concentradas apenas no Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Assista à entrevista completa:

“Então nós propusemos a criação de um calendário conjunto. E fizemos uma parceria muito estreita com a pró-reitoria de Extensão e Cultura para que nós pudéssemos fazer uma discussão mais ampla, abrangendo a questão do racismo e as políticas públicas criadas como medidas para amenizar o impacto desse preconceito na população”, disse.

As atividades da campanha tiveram início no último dia 3 de novembro, com a participação de entidades e movimentos, e seguem até o fim do mês, no dia 30. “Nós já recebemos, na universidade, estudantes do município de Cavalcante e cidades vizinhas, que vieram conhecer nossa universidade, as políticas de inclusão e saber um pouco mais sobre nossos cursos e como a universidade acolhe essa população, a população negra e indígena”, detalhou.

Além das discussões importantes sobre racismo estrutural, o evento contará com apresentações culturais da população afro-brasileira, a fim de fazer um resgate da cultura negra no Brasil.

Leia mais: