O governador Marconi Perillo liderou, na manhã desta terça-feira (9), uma comitiva que foi a Anápolis vistoriar as obras do aeroporto de cargas do município, orçado em R$ 140 milhões. Os secretários de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci; da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy; e de Infraestrutura, Danilo de Freitas, integraram o grupo que conferiu de perto o ritmo acelerado de trabalho no canteiro de obras. Marconi aproveitou o encontro com autoridades e empresários locais para anunciar mais benefícios para Anápolis.
De acordo com o governador, os projetos estruturais do Centro de Convenções de Anápolis, que será o maior do Centro-Oeste, estão sendo concluídos para a realização da licitação. O espaço terá 30 mil m² e uma sala de eventos com capacidade para 2,5 mil pessoas. “Essa obra, que está orçada inicialmente em R$ 70 milhões, vai transformar Anápolis num grande destino do turismo de negócios no Brasil Central. Nós já temos o dinheiro em caixa, eu estou só aguardando os projetos e a licitação”, disse.
Marconi também afirmou que já autorizou o início das obras do presídio de Anápolis com capacidade para 300 reeducandos. “Um dos diferenciais do presídio será seu conceito moderno de reinserção social”, afirmou. O governador declarou ainda que, muito em breve, vai retornar a Anápolis com o secretário da Educação, Thiago Peixoto, para liberar recursos para a reforma de todas as escolas estaduais do município.
Em relação ao novo aeroporto, a maior obra pública realizada dentro da cidade de Anápolis, Marconi destacou que, quando pronto, vai completar o eixo logístico do município. “Esta obra completa a logística de Goiás. Nós temos aqui, nesta área, duas ferrovias (a Centro-Atlântica e a Norte-Sul), duas importantes rodovias (a BR-060 e a Belém-Brasília), o Daia (Distrito Agroindustrial de Anápolis), o Porto Seco Alfandegário, teremos a plataforma logística que será ativada a partir do ano que vem e teremos ainda o centro de convenções e a cidade tecnológica. Faltava apenas o aeroporto de cargas, que terá capacidade para receber cargas de qualquer lugar do mundo e para enviar também.”
O engenheiro responsável pela obra do aeroporto, Leandro Bruno de Castro, explicou que, este ano, está sendo feita a terraplanagem. A partir do ano que vem, será iniciado o trabalho de pavimentação das pistas. “Nós estamos aqui com cerca de 150 caminhões e mais de 70 máquinas realmente imbuídos no sentido de concluir a obra em 2014”, afirmou o engenheiro.
O secretário Giuseppe Vecci enfatizou que este é o primeiro aeroporto de cargas do Centro-Oeste e que os estudos de mercado e de movimentação de cargas que estão sendo feitos para a viabilização da plataforma logística serão apresentados na próxima semana ao governador. “Anápolis recebe não só o aeroporto, mas também a plataforma logística. Aqui será o trevo do Brasil, onde teremos configurados os modais rodoviário, ferroviário e aeroportuário.”
Vecci afirmou que também será apresento em breve ao governador um conjunto de medidas que receberá o nome de PAI Economia. “São medidas na área de reformulação da política de atração de investimentos e na área de criação de comitês de prospecção de negócios que vêm fortalecer esse ritmo forte da nossa economia.” As obras do Aeroporto de Cargas de Anápolis é uma das que estão previstas no Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI).
Do Goiás Agora.