O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) e o secretário Municipal de Saúde (SMS), Fernando Machado, inauguraram nesta terça-feira (23) o novo prédio do Centro de Saúde Familiar (CSF), localizado no Setor Recanto das Minas Gerais, região leste da capital.

Paulo Garcia destaca que as novas instalações são mais amplas que as antigas, e que o novo prédio deverá atender cerca de 12 mil pessoas na região leste de Goiânia, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É satisfação para todos nós poder investir em áreas tão fundamentais para toda a comunidade. Era desejo dessa região, porque aqui nós vamos abranger uma população de aproximadamente 12 mil usuários a serem assistidos. É uma unidade nova, de altíssima qualidade, uma condição estrutural adequada para acolher com dignidade os usuários do SUS”, ressalta.

O secretário Fernando Machado, afirma que a unidade de saúde já funcionava na região, e que no novo prédio o número de profissionais da Saúde da Família, que era de quatro equipes, poderá aumentar para cinco.

“A migração para a nova unidade será feita já ao longo dessa semana. Então nós temos já quatro equipes de Saúde da Família completas, temos os agentes comunitários, as enfermeiras, ou seja, todos vão migrar dessa casa aqui ao lado, que era de aluguel”, explica.

Para a presidente do conselho local da unidade de saúde do Jardim Maria Helena, Ednamar Aparecida Oliveira Silva, a inauguração do novo CSF vai evitar uma sobrecarga de atendimento nos Cais.

“A importância da unidade com esse porte é que vai atender mais pacientes e com isso vai evitar que as pessoas tenham que ir para as emergências dos Cais causando um tumulto muito grande e um atendimento de péssima qualidade. Aqui o paciente vem e faz todos os exames e prevenções necessárias”, destaca.

A unidade, que recebeu o nome de MIltão Rodrigues, funcionará na Rua Sienna com Rua Triento, no Jardim Maria Helena, e deve realizar mais de 2 mil consultas mensalmente.

Com informações do repórter Jerônimo Junio